in

Documentário de tenente lésbica é indicado ao Oscar

Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário Curta-metragem, Freeheld: The Laurel Hester Story produzido por Cynthia Wade, conta a história de uma lésbica policial, de Nova Jersey (Estados Unidos), que luta na justiça para reconhecer a união com sua parceira.

No documentário, a tenente Laurel Hester, após ser diagnosticada com câncer terminal, se vê obrigada a se aposentar. Com o avanço da doença, em 2005, Hester decide então entrar com um pedido na corte de Ocean County para que seu relacionamento com sua companheira fosse reconhecido. Dessa forma, quando morresse, sua parceira Stancie Andree ganharia o direito à pensão de 30 mil dólares por ano.

Inicialmente, o caso foi negado pela justiça por ferir “o casamento tradicional”, e foi somente reconhecido após uma declaração de Hester que, em uma cadeira de rodas e respirando com a ajuda de um balão de oxigênio, foi aplaudida na corte. “Eu não estou lutando para aparecer, nem pelo casamento, somente para ter o mesmo direito que teria um casal heterossexual na minha situação".

Sean Penn fará par romântico com ator mexicano Diego Luna em filme gay

Avançados, pero no mucho