Se você já pesquisou um pouco sobre a história do movimento LGBT, com certeza já se deparou com o bar Stonewall Inn, de Nova York, que em 1969 foi palco da primeira revolta em prol da liberdade sexual. Agora, ele acaba de ser declarado monumento histórico.
+ Homofóbica? Barilla corre atrás e se torna aliada LGBT
O comitê de Preservação de Sítios Históricos votou a favor do icônico local devido ao importante papel que teve na defesa de direitos LGBT. O bar não poderá ser remodelado tampouco demolido.
"A grandeza de Nova Iorque reside na sua diversidade e inclusão. Os eventos em Stonewall foram o ponto de detonação do movimento para os direitos da comunidade homossexual e na história da nossa Nação", disse o diretor do Comité, Meenakshi Srinivasan.
+ Futuro: Joven criam camisinha que muda de cor ao identificar DST
O edifício de Stonewall foi construído em 1840 como estábulo, em 1934 foi um restaurante e em 1967 reabriu como clube gay. O espaço é símbolo do momento em que a comunidade LGBT de Nova York, cansada com tanta violência e exclusão, decidiu deixar de viver no armário.
Em 28 de junho de 1969, a comunidade enfrentou pela primeira vez os policiais, que tentavam fechar o bar e prender o grupo. Logo após a resistência, que durou seis dias, os LGBT começaram a se reunir e várias organizações de defesa dos direitos dos homossexuais começaram a surgir.
Veja foto do bar: