in

Cabo Verde se inspira em modelo brasileiro ao criar campanha sobre direitos LGBT

Cantora brasileira Daniela Mercury deve participar da iniciativa ao lado da cabo-verdiana Mayra Andrade; representante da ONU Mulheres no arquipélago disse que experiência brasileira ajuda com materiais em português e lições locais.

+Cresce em 31,2% o número de casamentos gays no Brasil em 2014

Cabo Verde terá uma campanha sobre direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, Lgbt, a ser inspirada em vários elementos da experiência do Brasil.

A informação foi dada à Rádio ONU, da Cidade da Praia, pela coordenadora Nacional do Programa da ONU Mulheres em Cabo Verde.

Prioridades Vanilda Furtado disse que a questão dos direitos sexuais e reprodutivos da comunidade Lgbt é uma das prioridades no país africano.

"Estamos em articulação quase que diária com o Brasil por causa das questões de facilitar materiais que já estão reproduzidos em Português. Depois, aprendendo um pouco com as lições tiradas no lançamento do Brasil. Também estamos a programar no quadro da implementação do programa em 2016, uma atividade conjunta. O rosto da campanha no Brasil e de Cabo Verde são duas caras famosíssimas, a Daniela Mercury e a Maira Andrade, que vão poder ter a oportunidade de fazer uma ação conjunta. Isso está programado para 2016, logo a seguir ao lançamento".

Vale lembrar que a homossexualidade em Cabo Verde foi descriminalizada em 2004. A previsão é lançar a iniciativa no fim dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que decorre até 10 de dezembro.

Especial dia Mundial da luta contra a AIDS – Confira 10 filmes lacradores que abordam o tema

Exemplo! Cabeleireiros se unem em apoio ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids