in

Campanha sobre DST/Aids para homo e bissexuais tem nova fase

O recado é direto: Meta na Sua Cabeça – Proteção e tesão devem andar juntos. Quanto ao objetivo, ele é claro: contribuir para que gays e homens bissexuais se conscientizem a respeito do risco que fazer sexo sem camisinha representa à saúde.

O Meta na Sua Cabeça é uma ação realizada pela ONG Estruturação – Grupo LGBT de Brasília, com 17 anos de existência, em parceria com o site de relacionamentos Disponivel.com, o maior do Brasil no gênero. Neste 1º de dezembro de 2010, a iniciativa, que teve uma edição três anos antes, entra em nova fase e apresenta ações inéditas.

A primeira característica do novo Meta na Sua Cabeça é a duração, explica Welton Trindade, idealizador do projeto e diretor do Estruturação. "Não vamos fazer uma campanha e cair na desmobilização. O Meta na Sua Cabeça será permamente. A comunidade gay e bissexual masculina precisa de algo assim. Chega de falar de aids apenas no Carnaval e no dia 1º de dezembro".

A nova fase mantém propostas bem avaliadas em 2007, como a seção de perguntas e respostas sobre DST/Aids, na qual especialistas respondem a dúvidas dos internautas, e as campanhas sazonais, que vão se renovando ao longo do ano.

O alcance é um grande diferencial do Meta na Sua Cabeça, afirma Sérgio Di Pietro, diretor executivo da Infonet Business, que reúne os sites A Capa, Disponível e Dykerama e a revista A Capa. "Temos meio milhão de usuários. Com o Meta na Sua Cabeça, as mensagens de prevenção de DST/Aids para esse público ganham um incrível reforço. Isso faz parte de como vemos nossos clientes. Não queremos apenar prover serviços e informações jornalísticas de qualidade, mas também contribuir para que o público tenha saúde e viva bem".

Entre as novidades, surge o programa de TV "Meta na Sua Cabeça", que faz parte do site A Capa. A atração, quinzenalmente, levará ao público entrevistas com estudiosos de DST/Aids com dicas a respeito de prevenção e debates sobre essas doenças.

A central de vídeos é outra atração. "Vemos muitos vídeos bacanas sobre prevenção de DST/Aids no Youtube, mas eles estão dispersos. Vamos juntá-los no site do Meta na Sua Cabeça para que fique fácil o acesso", diz Trindade.

Na seção Sexo Grupal, o internauta poderá reproduzir o conteúdo das campanhas de prevenção feitas pela iniciativa por meio de banners. Os códigos serão abertos e qualquer um poderá copiá-los para reproduzí-los em blogs, por exemplo. A ordem é disseminar informação.

O mote da primeira campanha da nova fase do Meta na Sua Cabeça é o fato de mais de um a cada dez gays, bissexuais masculinos e outros homens que fazem sexo com homens (mas que não se denominam como homossexuais, por exemplo) no Brasil terem HIV. Dentre heterossexuais masculinos, essa proporção é cerca de 11 vezes menor (0,8 a cada 100).

"Discutimos muito no Estruturação e depois com o Disponivel.com sobre que tom deveríamos tomar nas campanhas e vimos que não podemos mais deixar que gays e bissexuais achem que a aids é algo que não merece tanta preocupação como nos anos 80 e 90. Merece sim! Temos 11 vezes mais aids do que heterossexuais e somos, no Brasil, pelo menos um terço da epidemia. Vamos usar o choque para deixar isso claro", diz Trindade.

A campanha, por meio de banners on line, usa a possível dúvida que um gay ou bissexual masculino tenha sobre fazer ou não sexo seguro. Depois de informar a proporção de gays e homens bissexuais com HIV, a peça publicitária é finalizada com uma frase inquisidora: "Pronto, pode decidir". Ao clicar no banner, o internauta é levado a um texto com explicações sobre o tema. A criação é do designer Tagore Vilela, voluntário do Estruturação.

Confira a estreia do "Meta na sua Cabeça" na TV A CAPA aqui.

Confira destaques do segundo dia da 28ª Casa de Criadores

“Meta na sua Cabeça”: Programa sobre prevenção do HIV estreia na TV A CAPA