Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Casal gay briga pela guarda da filha após mãe de aluguel negar liberação

Criança nasceu em janeiro de 2015 de barriga de aluguel na Tailândia. Os pais não puderam deixar o país após mãe de aluguel não dar liberação.

+Conselho Nacional de Justiça facilita registro de filhos por pais LGBT
 

O americano Gordon Lake e seu marido, o espanhol Manuel Valero, participaram de uma audiência nesta quarta (30) em Bangcoc, na Tailândia, em uma disputa pela guarda da filha, que nasceu em janeiro do ano passado de uma barriga de aluguel.
 
A briga começou depois que a mãe de aluguel, a jovem tailandesa Patidta Kusonsrang, se recusou a assinar os documentos necessários após o nascimento da bebê chamada Carmen. Sem os papéis, o casal não pôde deixar o país asiático com a criança.
 
Os dois homens, que vivem na Espanha, passaram os últimos 14 meses em Bangcoc lutando pela guarda da menina.

A Justiça tailandesa deve anunciar uma decisão final sobre o caso no dia 26 de abril.
 

O casal tem outro filho que nasceu de uma barriga de aluguel na India. Enquanto Lake e Valero estão na Tailândia brigando pela guarda de Carmen, o outro filho está sendo cuidado pela irmã de Valero na Espanha.
 
O país asiático era destino popular de casais estrangeiros que buscavam mulheres para serem barrigas de aluguel. No entanto, após um casal australiano abandonar um bebê gerado no país por ter nascido com síndrome de Down, a lei foi alterada.
 
Em fevereiro de 2015, o governo tailandês aprovou uma lei proibindo casais estrangeiros de contratar barrigas de aluguel no país. Mas a defesa do casal Gordon Lake e Manuel Valero sustenta que a filha nasceu antes de a lei entrar em vigor.
 
Uma situação bastante complicada, que seria evitada se ao invés da barriga de aluguel o casal tivesse optado pela adoção, não é mesmo?
Sair da versão mobile