Jonathan Coleman, um destacado defensor dos direitos LGBTQ+ em Kentucky, compartilha sua experiência e visão sobre a luta pela igualdade em sua comunidade. Nascido e criado no leste de Kentucky, Coleman é um acadêmico respeitado, tendo obtido seu doutorado em história na Universidade de Kentucky em 2014. Ele frequentemente dá palestras sobre a história queer e atua como consultor para a Iniciativa de Patrimônio LGBT de Kentucky, financiada pelo National Park Service. Além disso, é cofundador do Faulkner Morgan Archive, uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação e compartilhamento da história LGBTQ+ de Kentucky.
Com seu livro “Anywhere, Together: A Queer History of Kentucky” prestes a ser lançado pela University Press of Kentucky, Coleman reflete sobre a diversidade e a força da comunidade LGBTQ+ em Kentucky. Ele descreve a comunidade como um ‘verso’, destacando como ela abrange uma ampla gama de classes sociais, raças, etnias, religiões, habilidades e regiões geográficas, unidas por uma experiência queer comum.
Para Coleman, a ativação e organização da comunidade se dá principalmente através da partilha de histórias. Ele acredita que a rica história da comunidade LGBTQ+ de Kentucky não apenas inspira, mas também oferece esperança em tempos de desafios. Um momento marcante que lhe deu esperança foi ao ver duas jovens de mãos dadas passando por um marco histórico que homenageia a história LGBTQ+ em Lexington. Essa imagem simbolizou para ele que a luta por igualdade continua, e que as novas gerações estão se unindo em solidariedade.
Coleman enfatiza a força dos kentuckianos na luta pela igualdade queer, destacando a coragem e a justiça que muitos demonstram. Ele reitera que a determinação da comunidade em buscar justiça e igualdade é uma característica que perdurará ao longo do tempo. A história e as experiências compartilhadas da comunidade LGBTQ+ em Kentucky são fundamentais para inspirar e apoiar aqueles que continuam a lutar por seus direitos.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes