Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Dois espanhóis são presos em Gambia acusados de praticar “homossexualidade”

Na última sexta-feira (30/05) a polícia de Gambia prendeu dois homens espanhóis sob a acusação de terem feito "propostas homossexuais" a dois taxistas. Os taxistas entenderam que os dois homens estavam em Manjai atrás de relações gays. Desconfiados denunciaram as autoridades, e assim prenderam Pere Joan de 56 anos, e Juan Monpserratrusau, 54 anos.

O comissário da polícia local, Usaman Giba, disse que ambos "foram presos por apresentarem condutas homossexuais", e no momento se encontram presos na cadeia de Kotu. A embaixada espanhola ainda não conseguiu contato com os presos, mas o serviço diplomático da Espanha já disse estar trabalhando no assunto.

Na semana passada, um cidadão francês que mantinha um hotel internacional em Banjul, foi declarado pelo governo "persona non grata" e expulso do país.

Os fatos recentes ligados a Gambia mostram o quão intolerante o país é. Priemiro por se tratar de uma nação ligada a religiões fundamentalistas – equivalente as igreja pentecostais brasileiras. Em recente pronunciamento o presidente da Gambia, Yahya Jammeh, disse que iria matar todos os homossexuais do país e seria melhor eles abandonarem o território.  Inúmeros movimentos da Europa já anunciaram que tais atitudes não podem passar em branco e que entrarão com recursos no Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Sair da versão mobile