in

Em noite previsível, veteranos dominam Show do Gongo em SP

Com um atraso de quase 50 minutos, Marisa Orth subiu ontem ao palco do Memorial da América Latina, em São Paulo, para apresentar a 10ª edição do Show do Gongo, atração mais concorrida do Festival Mix Brasil.

Visivelmente cansada – Marisa Orth acabara de chegar do Rio onde gravou o último episódio de "Toma Lá Dá Cá" – a atriz chamou ao palco os três jurados da noite: a panicat Piu Piu, o estilista Walério Araújo e a drag Silvetty Montilla. Dos três, a mais fervida foi mesmo Silvetty, que conseguiu ser mais rápida que Marisa nas piadas. Apática, Piu Piu demonstrava certo desconforto com a efusiva plateia e falou pouco durante o show. Por sua vez, Walério se arriscou em alguns comentários, mas foi vaiado duas vezes pelo público, que não perdoou nenhum movimento em falso.

Dos 19 filmes inscritos este ano, apenas 9 foram gongados. Três deles foram dirigidos por jovens cineastas que já levaram o Coelho de Prata: "Minisséries" e "Saunas Bahia", de André Machado, ganhador da última edição com o ótimo "Desafio Pacsivia"; e "Furico li, Furico la", de Sandra Brogioni, bicampeã do Show do Gongo com os filmes "A Bicha de Blair" (1999) e "Come" (2000).

Fórmula recorrente (e bem sucedida) do Show do Gongo, paródias como "O Viado Veste Pra Dá" e "Telebambis" serviram de inspiração para os realizadores mais uma vez. "Furico li Furico la", por exemplo, que venceu esta edição, utiliza a tarantela tradicional italiana para contar a história de personagens que foram parar no hospital após inserirem objetos inusitados em seu ânus (assista abaixo no player). Trazendo uma mensagem mais engajada, "Arco-Íris", vídeo do diretor identificado apenas como "Anônimo", que ficou em segundo lugar entre os quatro finalistas, traz imagens históricas de violência intercaladas com notícias sobre crimes contra homossexuais.

Os momentos de gongação não foram a tônica deste Show do Gongo. São nos intervalos de exibição entre um filme e outro que Marisa Orth aproveita para interagir com a plateia, que devolve qualquer provocação com gritos histéricos. O momento fofo da noite foi quando a apresentadora resolveu ligar para o filho João para cumprimentá-lo pelo seu aniversário. O público, juntamente com Marisa, puxou um "Parabéns pra você", emocionando a atriz.

Mas essa foi uma das poucas surpresas da edição 2009 do Show do Gongo. O improviso e amadorismo, marcas registradas de grante parte dos vídeos que participam da atração, foram simplesmente menosprezados por talentosos cineastas, que preferiram repetir os efeitos cômicos fáceis e previsíveis.

Confira no álbum mais imagens da noite.

A sensação de ser gongado

Filme tailandês “Antes do verão chegar” retrata de forma delicada os desencontros do amor