in

Empresários gays realizam encontro com presidente da Parada de São Paulo

Organizado pelo empresário Douglas Drummond, proprietário da Sauna 269 e da Ong Casarão GLS, empreendedores do mercado GLS se reuniram ontem a noite, terça-feira (27/01), com o presidente da Parada LGBT de São Paulo, Alexandre dos Santos, o Xande. A ideia do encontro era propor parcerias e novos moldes para a manifestação.

Porém, as coisas não foram muito bem. Muitos empresários que lá estavam nem com o mercado GLS trabalham. Para Sergio di Pietro, diretor executivo dos sites Disponivel.com e A Capa, houve falta de organização e foco. "Um encontro de empresários com a parada seria muito útil, porém deve ser pautado e realmente com os empresários, não precisa de celebridades B e amigos dos amigos".

Alguns empresários sugeriram à direção da Associação da Parada a criação de Abadás – só quem tiver a camisa especial, no caso comprada, entre em determinado espaço. A ideia foi rechaçada pelo presidente da associação. "O propósito da Parada não é separar, se trata de uma festa pública", mas Xande não descarta parcerias com o empresariado. "As nossas portas estão abertas, eles podem nos ajudar muito na questão de segurança e infraestrutura", finalizou.

André Pomba, DJ e produtor cultural, discorda de Xande e diz que é preciso rever os moldes da manifestação. "É preciso discutir a Parada, mas não em um jantar e sim fazer uma reunião. Senão corremos o risco de passar pelo que o pessoal de Berlim passou, eles organizavam a Love Parade que perdeu o controle e a prefeitura proibiu". Pomba acredita que o "formato [da Parada] está superado, foi importante para dar visibilidade, mas precisamos ir além".

Ainda sobre a reunião, Sergio di Pietro acredita que precisa ser algo mais sério e mais focado. “Foi um jantar. Teve só 20 minutos com o presidente da parada, acho que não precisava de jantar, precisava só de uma reunião com a APO.  Mais tranqüila e mais direcionada”.
André Pomba nutre opinião parecida. “A iniciativa foi ótima, mas não o formato do encontro. Tinha quer ser uma espécie de conferência, pois se trata de algo grande e sério". Já Xande, presidente da Parada, diz ter gostado do encontrado. “Esse é o caminho para se construir o diálogo”.

Obama destaca propostas para comunidade LGBT

Destaques GLS: Como bombar um protesto?