in

Encontro de André Almada e Celso Russomano gera protesto em frente ao The Society em SP

Na semana passada a notícia do encontro promovido pelo empresário André Almada com o candidato à prefeitura de São Paulo Celso Russomano ganhou destaque nas redes sociais.

A reunião realizada no clube The Society no dia 14 de setembro, com outros empresários da cena gay, causou a revolta de muitos. O rebuliço todo se deve porque o partido de Celso Russomano, o PRB, seria o braço político da Igreja Universal do Reino de Deus.

Como protesto, uma manifestação suprapartidária foi organizada em frente ao The Society na noite desse último sábado (22). Cerca de 50 ativistas se reuniram na porta do clube com bandeiras do arco-íris. Os manifestantes entregaram uma carta aos frequentadores do The Society, onde questionavam o encontro entre Almada e Russomano.


Protesto em frente ao The Society

Na semana passada, em entrevista ao blog gay da Folha de S.Paulo, o empresário disse que a iniciativa do encontro não partiu dele. "O partido do deputado Campos Machado (o PTB) solicitou um encontro com o candidato. Então convidei algumas pessoas do meio LGBT para um bate-papo no clube The Society. A iniciativa não foi nossa. Foi solicitação do partido. Nós aceitamos, pois achamos que esse debate seria uma forma de exercermos de fato a democracia, e também uma oportunidade de ouvir do próprio candidato a posição dele quanto às propostas direcionadas aos homossexuais. Qualquer outro candidato que nos procurar, faremos o mesmo", disse Almada.

O empresário afirmou também que não apoia o candidato Celso Russomano. "Até o momento não apoio nenhum dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Não temos agenda política, mas reforço que estamos abertos a todos os candidatos", contou Almada à Folha.

Procurada nessa segunda (24) pela A Capa, a assessoria do empresário disse que eles não pretendem mais repercutir o assunto. Abaixo você confere o comunicado oficial enviado pelo clube.

"Sobre questões referentes ao bate-papo com o candidato Celso Russomanno no clube de The Society, viemos à público elucidar os principais pontos, observados em fóruns de redes sociais.

Novamente reiteramos que a iniciativa partiu do PTB, do deputado Campos Machado, partido do qual o empresário André Almada é filiado desde 3 de outubro de 2009, quando recebeu convite para presidir o Departamento da Diversidade, sem no entanto ter ocupado o cargo nem ter sido atuante político. Acima de tudo, sua função social como empresário de entretenimento é dar todo o apoio necessário, independentemente de candidato ou partido, para políticas públicas que vão ao encontro do interesse da sociedade como um todo.

Abrimos espaço para que o candidato se apresentasse à classe LGBT. Além disto, sua visita à um clube gay, com a presença de personalidades e empresários do meio, inclusive o próprio Almada, mostra o comprometimento do candidato com o público, caso seja eleito.

Muito se tem questionado o porquê de não divulgarmos as propostas apresentadas. Em nenhum momento esse foi o objetivo do evento, que serviu para uma aproximação com o público gay. O próprio convite, feito pelo André Almada, deixou claro que se tratava de um bate-papo informal, sem cunho político ou necessidade de ampla divulgação pela mídia.

Quanto à sugestão de promovermos um debate com a presença de todos os candidatos, consideramos muito válida a ideia. Acreditamos que esse papel cabe à militância, não a um grupo empresarial, como o nosso. No entanto, colocamo-nos à disposição como apoiadores, cedendo espaço para a realização do evento relacionado.

Gratos pela compreensão

Grupo The Week"

Ministério da Educação anuncia novo plano de combate à homofobia nas escolas

Jupiter – Juicy Lucy