Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

EUA aprovam a primeira pílula de prevenção ao vírus da Aids

Fabricado pelo laboratório Gilead Sciences, o Truvada se torna a primeira pílula aprovada pelo FDA – órgão do governo americano que controla drogas e alimentos – para ajudar a prevenir o HIV em grupos com risco diferenciado para a infecção.

O medicamento, que é encontrado no mercado americano desde 2004 para o tratamento de portadores do HIV e recentemente foi licenciado para o Brasil, agora também passa a ser recomendado para pessoas soronegativas que apresentem um alto risco de contágio.

A decisão acontece após testes apontarem uma redução de 44% a 73% no risco de aquisição do HIV em homens que fazem sexo com homens. "O Truvada é para ser utilizado na profilaxia prévia à exposição, em combinação com práticas de sexo seguro, para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação", declarou o FDA.

A droga deverá ser indicada a homens gays, travestis e outros homens que fazem sexo com outros homens, já que os estudos mais conclusivos dizem respeito a este grupo. “As demais pesquisas, como a com profissionais do sexo ou com casais discordantes [em que um parceiro tem o vírus e outro não], por exemplo, ainda não foram conclusivas", declarou o infectologista Ricardo Shobbie Diaz, responsável pelo estudo.

Sair da versão mobile