Feriadão prolongado merece cuidados. Quem se joga a valer nas festas, sabe que vai passar dias e noites no fervo, sem parar nenhum minuto. Tanto empenho em se divertir, exige esforço físico e não é todo mundo que está preparado para cair na folia.
A seguir te damos algumas dicas básicas de como se preparar para a maratona, os cuidados que se deve tomar durante os dias de festa e o que fazer para se recuperar após a jogação.
– Tente dormir de 7 a 8 horas por dia, caso contrário você pode não aguentar a festa do dia seguinte.
– Procure alongar as pernas e o pés antes de cair na jogação, assim você evita dores a partir da segunda-feira!
– Não esqueça de se hidratar! Entre os muitos bons drinks que você vai tomar, não deixe de lado a água. Apesar da sensação de frescor, a cerveja não hidrata, pelo contrário. Só bem hidratado você mantém o seu metabolismo funcionando normalmente. Você não vai querer ter um problema no meio caminho e ter que abandonar a sua festa, né?!
– A alimentação também é importante. Invista num super café-da-manhã, mais farto de carboidrato, como pães. Ao longo do dia procure ter uma alimentação mais leve, com proteínas e saladas. Também aposte nas frutas, elas tem frutose, o açúcar do bem, que te dá aquela animada na hora que você precisa e ajuda a evitar a ressaca.
– Caso você resista, aproveite o último dia do feriado para relaxar. Descanse o corpo, desintoxique e se prepare para voltar à rotina.
– E só para te relembrar mais uma vez: use a camisinha! O álcool e outras substâncias te deixam bem soltinho e pode ser que você não se preocupe tanto de se proteger na hora de transar. Não seja burro e tenha consciência do uso do preservativo.
+ Água: Ela é um santo remédio. Beba a valer. Uma tática boa é ingeri-la antes de dormir. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Ela ajuda a eliminar o álcool e as toxinas.
Tome também sucos de limão, laranja e acerola. Eles bombam antioxidantes e vitamina C para o seu corpo. A água de coco te oferece o potássio e os isotônicos repõe os sais minerais, imprescindíveis para a sua recuperação.
Alimentação: De preferência por alimentos de fácil digestão, para não estressar ainda mais seu organismo, que está detonado pelo esforço de processar o álcool. Inclua nas refeições carboidratos, como o pão e o biscoito de água e sal. Os alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido causada pelo álcool. Esqueça carne vermelha, frituras, molho branco, queijos e embutidos.
Tente repousar. A luz e o barulho incomodam depois da bebedeira porque as células cerebrais ficam super sensíveis. Nada como uma boa relaxada com luz baixa e silêncio para botar a cabeça no lugar.
SUCO MATADOR ANTI-RESSACA
– Maçã: 1 unidade média descascada
– Cenoura: ½ unidade descascada
– Aipo (ou salsão): 1 talo pequeno
– Laranja : suco de 1 unidade
Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida. Tome de 2 a 3 copos no dia seguinte do final da jogação.
SALDO POSITIVO!
O lado bom de todo esse gasto calórico, que ajuda a queimar as incríveis calorias presentes nas cervejas, caipirinhas, etc. Uma hora dançando na pista pode queimar de 400 a 900 calorias, dependendo do seu grau de animação. Para a turma do samba, sambar também favorece. Uma hora sambando pode eliminar cerca de 400 calorias.
A perda calórica para quem está acima do peso é sempre bem vinda, ainda mais se for através da diversão. Mas, para quem está com o corpo em dia, essa perda pode significar diminuição dos músculos. Por isso é importante alimentar-se corretamente para não perder aqueles centímetros a mais que você lutou meses e meses na academia para conquistar.