in

Exemplo! Travesti tem reação surpreendente ao ser sorteada durante prêmio Thelma Lipp

O encerramento do 9º Encontro Regional Sudeste de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans ocorreu na noite de sexta-feira (19) e contou com o 1º prêmio Thelma Lipp, no Dynamite Pub, em São Paulo. E trouxe momentos de muita emoção.

+ Cerca de 100 travestis e transexuais marcham pelo direito de ser quem são

Apresentada por Agatha Lima e Rhayana Meirelles, a premiação visou homenagear Thelma – ícone de beleza nos anos 80 – e também ressaltar profissionais e militantes que contribuem para a visibilidade positiva ao grupo e desenvolvem trabalhos de importância para a população TT.

Lágrimas, discursos e aplausos não faltaram.

Dentre os vencedores estão Cássio Rodrigo (ACGE/Secr. De Cultura ESP) na categoria "Direitos Humanos e Cidadania", Alessandro Melchior (CPLGBT/SMDHC) na categoria"Trabalho e Inclusão Social", Maria Clara Gianna (CRT DST/AIDS/ Secr. De saúde ESP) na categoria "Saúde", o militante Xande Peixe dos Santos como "Personalidade T"

"Estou muito feliz em receber esta homenagem. Eu detesto o título de primeiro (homem trans militante), porque o que fiz foi só comecei um trabalho que os meninos estão dando continuidade. Estarei junto, não todos os dias, mas continuarei apoiando o grupo", declarou Xande.

O evento ainda deu o troféu na categoria "Empreendedorismo T" para Patty Delly, "Ativismo Político e Social" para Heloísa Alves (CEPDS/SJDC), "Educação" para a diretora da escola estadual Paula Souza Cruz, "Mídia e Comunicação" para o jornalista Neto Lucon, e "Ativista da década" para Fernanda de Moraes.

+ "Ser homem trans não é modismo", diz guarda Jô Lessa

Entre um prêmio e outro, ocorreram shows das artistas trans Janaina Lima, Taís Sousa, Rachel Shineyder e Athena Joy. Além do sorteio das cirurgias de próteses de silicone, mastectomia masculinizadora (Xande), pelo Dr. Paulino, e a retirada do pomo de adão pela Facial Teen (Renata Peron).

O GESTO DA NOITE

Foi durante o sorteio das cobiçadas próteses que ocorreu um dos momentos mais emocionantes da noite. A sorteada foi Taiane Myiake, que é vice-coordenadora da Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Santos. Mas durante o discurso, ela mostrou os seios moldados pela hormonização, disse que estava satisfeita com eles e que abriria a mão das próteses para dá-las à cabeleireira Marcella Alves Montteiro, que sofreu um erro médico há 12 anos e que desde então voltou a usar enchimentos de espuma.


Taiane recebeu próteses, mas deu à amiga Marcella

"Conheço Marcella há quatro anos e sempre nos encontramos na militância. Certa vez, dentro do quarto, fiquei passada quando percebi que ela não tinha seios. Conversamos sobre o motivo e ela me contou que sofreu erro médico e que precisou retirar as próteses. Aquilo me marcou muito, pois sei o quanto os seios são importantes na vida de uma travesti e na nossa autoestima. Quando fui sorteada, pensei automaticamente em dar para ela", declarou ao A CAPA. "E dei".

Taiane diz que a maioria das pessoas ficaram espantadas com a atitude – "cheguei a escutar que eu era louvável ou que eu era louca por dar uma prótese de no mínimo R$ 5.500, mas daria quantas vezes fossem necessárias" – e dá um recado para Marcella: "Já falei brincando que seria a primeira a chupar (risos), mas, falando sério, quero que ela seja muito mais feliz daqui para frente".

+ Deputado comete gafe e é corrigido em coro por travestis e transexuais

Depois do chororoô geral, Marcella afirmou estar muito emocionada por acreditar na bondade humana e na amizade de Taiane. "Nunca pensei que o carinho por mim chagasse a tal ponto. Simplesmente emocionada e chorando a toda hora só me lembrando do momento em que você me disse: 'É sua'. Eu não acreditei e só me vieram às lágrimas. Em janeiro serei uma nova mulher e, agora, turbinada".

Thelma Lipp aplaudiria…

Veja fotos abaixo: 

Após 16 anos, Globo “salva lésbicas” que morreram em shopping em novela

Revista Playboy dá fora em leitor que reclamou de entrevista com “gay cheio de frescura”