in

Férias

Nuessa! Não escrevo faz tempão! Estou com saudade!Mas para justificar minha ausência vou escrever sobre minhas férias.

Nossas férias! Sim, porque fancha que é fancha tira férias junto pra não desgrudar da fofuxa.

Fomos a Trancoso, lugar onde já conhecia por ter trabalhado em uma temporada há 4 anos. Conheci mas como fui a trabalho não era o mesmo, afinal, estava servindo as pessoas que estavam de férias. Por isso, eu tinha comigo que precisava voltar para realmente conhecer o lugar. E olha, foi FODA!

A Tatu não conhecia o Sul da Bahia e diferente da viajem de lua de mel que fizemos para Floripa – onde assim que ela pisou na cidade comentou: “eu moraria aqui” – ela não gostou muito. Achou sem muita coisa para fazer, afinal, formos em março.

Mas Trancoso tem essa peculiaridade. Inicialmente você não acha tão maravilhoso, mas eu costumo dizer que isso dura no máximo 48 horas. E durou menos do que eu imaginava mesmo.

No primeiro dia, fomos para um quiosque/bar bem descolado e receptivo chamado Tostex. Tem uma versão dele aqui em SP, na rua Haddock Lobo, mas o Tostex Praia é completamente diferente de qualquer “quiosque” de praia que vocês tenham conhecido. SÓ rola música eletrônica tipo lounge, com umas pegadas de House. Tem uma decoração absurdamente incrível e é extremamente aconchegante.

O atendimento é SUPER friendly e as comidinhas, especialmente o tostex doce de prestígio, é animal. Claro que tudo tem um preço, a cerveja de garrafa, por exemplo, custa R$ 7,00, mas quer saber, vale à pena. A estrutura é absurda. Na alta temporada eles organizam umas baladas eletrônicas que o mundo todo conhece. Ah! As portas dos banheiros são sinônimos de nomes de nossas intimidades mais “profundas”… rs

Aliás, falando em mundo, o sul da Bahia e especialmente Trancoso têm muito gringo. É um lugar bem rústico, desde as pousadas e restaurantes, mas o rústico se mistura com charme e os preços acompanharam o glamour que o município ganhou nos últimos 10 anos. Mas pesquisando bem e indo em boas épocas, os preços são accessíveis e tudo está bem barato.

Lá até vendedor ambulante está mais preparado pra receber estrangeiros do que os funcionários do check-in da Gol. Aliás fizemos amizade com argentinos, finlandeses e italianos. E olha, eles adoram o Brasil! E particularmente os paulistas são muito bem vistos, não me pergunte o porquê.

Bom, no segundo dia alugamos um carro e fomos para a praia de Curuípe e Espelho em Caraíva e no caminho paramos para conhecer uma tribo de índios. Creia! Lá tem muita área de proteção ambiental e indígena e eles são super receptivos e vivem em harmonia com turistas e o assédio. E para minha surpresa fiz amizade com um bicho preguiça que não queria largar as unhas (enormes!) das minhas costas pra devolver á sua dona, uma índia muito simpática.

Espelho e Curuípe é maravilhoso! Aliás, palavra que não vou parar de escrever aqui. Acho que é mais maravilhoso ainda porque o caminho é tortuoso para chegar lá. A estrada é de terra e se chover você não volta de lá. Vale cada minuto.

Depois fomos à praia de Taípe, outra muita linda e completamente vazia. Fizemos até topless! Coisa que adoramos quando vamos a praias desertas. Quem não fez, por favor faça! E se puder nadar pelada também recomendo. Só na hora de sair do mar, põe de volta o biquíni e não perde ele na água… rs

No segundo dia fomos à praia de Santo André em Sta. Cruz Cabrália, que é uma cidade bem pequena que vive basicamente da pesca e tem gente muito humilde e prestativa. Fica a 48 km de Trancoso e precisa pegar duas balsas. Vale à pena! A praia era praticamente nossa, só que dessa vez não tiramos o biquíni…hihihihi. Na volta conhecemos Arraial d´Ajuda mas só um pouquinho pois já era fim de tarde e resolvemos voltar outro dia, de buzão mesmo, pois de Trancoso a Arraial saem ônibus de hora em hora e custa R$ 5,00. De mais a mais devolvemos o carro.

As praias da costa do descobrimento (eles denominam a região dessa forma, pois foi por essas praias que as primeiras embarcações chegaram), são todas muito boas para banho e o mar é quente. E os quiosques e baladas são para todos os gostos: família, solteiros, casais, agitados, calmos, gays, eletrônicos, axés, forrós etc. Além do mais é uma ótima oportunidade para exercitar sua vivência com pessoas de outros países e fazer amizades. Ah! Um adendo: A Bahia está para Amsterdã assim como Amsterdã está para a Bahia… rs

A essa altura a Tatu já estava maravilhada e dizendo até que quer ter uma pousada em Trancoso para morar lá quando se aposentar ou até mesmo antes disso. Ou seja, em menos de 36 horas, ela mudou de ideia. Num falei?

Bom, os dias que se seguiram, agora somente nas praias de Trancoso, foram de extrema “lesêra”. O clima da Bahia realmente nos completa e as praias são tão gostosas que a gente até dormia na areia. Durante a lua crescente a maré é baixa e dá pra ir até o meio do Oceano com água nas pernas. O mar fica límpido como piscina e sem NENHUMA onda, nem mesmo agito. O mar fica digno de mergulho.

Enfim, nós brasileiros temos a terrível mania de confundir nação com política. Esquecemos de conhecer nosso país e criticamos tudo e todos sem ao menos conhecer culturas de outros estados. Nosso país é MARAVILHOSO! Eu nunca vi um estrangeiro, seja turista ou imigrante, falar mal desse país. E tem mais: quem vem pra cá só vê oportunidades e gente boa! E nós não valorizamos aquilo que temos e pior, nem mesmo nos damos o trabalho de conhecer.

VIAJE PELO SEU PAÍS! O BRASIL É DEMAIS!