in

Festival de Cinema de Brasília traz vários filmes gays na programação; confira

O Festival de Cinema de Brasília, uma das mais tradicionais mostras do país, apresenta a sua 45º edição até a próxima segunda (24). A novidade desse ano é que vários filmes que passeiam pelo universo gay estão na programação do Festival.

Nessa quarta (19), será exibido "Kátia", que concorre ao prêmio de melhor documentário. O longa conta a história de Kátia Tapety, de 63 anos, que foi a primeira travesti eleita vereadora no Brasil.

Kátia, que nasceu José, foi eleita por três mandatos seguidos na pequena Colônia do Piauí, cidade localizada no sertão nordestino e com uma população de 7 mil habitantes. Para filmar o documentário a diretora Karla Holanda passou 20 dias ao lado da travesti. 

"É uma figura que representa, mesmo que sem querer, conquistas avançadas em direitos humanos. Ela conquistou o respeito da comunidade sem esconder sua condição", disse a diretora em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo".

Outro destaque do Festival é o longa "Esse Amor que Nos Consome", que concorre ao prêmio principal do festival. Mistura de ficção e documentário, o filme conta a história de dois homens, que estão juntos há 40 anos, e lutam para manter uma companhia de dança.

Já o curta "Vestido de Laerte", de Claudia Priscilla e Pedro Marques, brinca de forma bem-humorada com o fato do cartunista não pode usar os banheiros femininos."Por meio de ironia, construímos uma linguagem de absurdo e nonsense", disse Laerte à Folha.

E na Mostra Brasília ainda tem "A Caroneira" e "Bibinha, a Luta Cotinua", também de temática gay.  A programação completa você confere em www.festbrasilia.com.br .

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Até dia 24/9
Local: Teatro Nacional – Setor Cultural Norte, via N2
Preço: R$ 6

Pedalada: Ator gato Klebber Toledo mostra a boa forma no Rio; veja fotos

“Sou sensível. Não me sinto gay por causa disso”, diz Reynaldo Gianecchini