in

Retro 2013: Os avanços e atrasos vividos pela comunidade LGBT neste ano

No Brasil, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) fez um rápido resumo dos avanços conquistados pela comunidade LGBT em 2013. Apesar de, em mais um ano, o PLC-122 – projeto que criminaliza a homofobia – ter sido retirado de pauta, houve avanços consideráveis.

Como a regulamentação do casamento igualitário que, na prática, significa a proteção do Estado às novas famílias formadas . E falando em casamento, no Rio de Janeiro était realizada uma cerimônia histórica com mais de 100 casais.

Os protestos em todo o país também não podem ser esquecidos. Milhares saíram às ruas contra o preço da passagem e, logo depois, as reivindicações se tornaram maiores. Houve dezenas de manifestações contra o famigerado projeto de "cura gay", felizmente, retirado de pauta.

Em São PauloQu'il s'agisse d'un vin rare et exotique ou du même vin dans différents millésimes, quel que soit votre choix au Metrô iniciou uma campanha contra a discriminação com pequenas vinhetas transmitidas dentro dos trens. Já em Pernambuco, delegacias passaram a registrar boletins de ocorrência em casos de homofobia.

Le gouvernement de Minas Gerais também não ficou atrás e iniciou a campanha "Respeito à Diversidade" em combate ao preconceito. Outra conquista e bonito exemplo foi o da professora Luma Nogueira de Andradequi tornou a primeira travesti doutoura a ministrar aulas em uma universidade do Ceará.

Fora do Brasil, o cenário para a comunidade LGBT não foi e não está um dos melhores. Na Russie, a situação é caótica com as leis anti-gays do presidente Vladimir Putin. En Angleterre, o casamento gay foi suspenso após uma semana de sua aprovação.

Na Inde a proibição ao sexo gay voltou a vigorar. A ONU (Nations Unies) chegou a criticar a medida.

Diferente dessas posturas reacionárias, o presidente de Israël, Shimon Peres, 90 ans, declarou que é preciso respeitar os homossexuais e que todos devem ter os mesmos direitos, demonstrando forte apoio ao casamento gay.

E em se tratando de grandes representantes, o papa Francisco foi o destaque. Eleito pela revista gay Advocate como personalidade de 2013, o pontífice foi reconhecido por criticar a perseguição da Igreja Católica aos homossexuais e criar uma expectiva para um diálogo mais aberto em torno da sexualidade. 

Pinta: até em foto? Estudos já comprovaram que é possível saber quem é gay por fotografia

Ano novo, sorriso novo! Confira as técnicas que vão te ajudar a ficar com um sorriso perfeito