in

GLAAD pede cancelamento de campanha de saúde que considera homofóbica

A GLAAD – Gay and Lesbian Alliance Against Defamation, em conjunto com a GMHC – Gay Men’s Health Crisis, está comprando uma briga com o Departamento de Saúde e Higiene Mental de Nova York.

As duas entidades solicitam que o Departamento cancele uma campanha de prevenção, programada para ser veiculada nos meses de dezembro e janeiro. Segundo a GLAAD e a GMHC, o vídeo da campanha mostra uma imagem "sensacionalista e estigmatizante" dos gays masculinos.

A campanha, batizada de Never Just HIV – algo como "Nunca é somente o HIV" -, se baseia na ideia de que um homem gay e bissexual não seria somente um transmissor em potencial da Aids, mas também de outras doenças.

"O vídeo realmente pinta a imagem de homens gays como veículos de doenças, e a mensagem é algo como ‘fique longe de homens gays’", argumentou Francisco Roque, diretor do GMHC. Roque também opinou que o vídeo tem um tom de "filme de terror".

A assessoria do Departamento respondeu que não vai cancelar a campanha, afirmando que ela foi aprovada por alguns grupos da comunidade LGBT.

Confira o vídeo completo a seguir.

Bailarino de Kylie Minogue, Marco da Silva faz DJ set neste sábado na Megga

Ricardo Motta e Darlan Figgueiró são os convidados do HouseCast