Representantes da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) se reuniram na tarde desta última quinta-feira 17/05 com ministros, deputados e senadores a fim de obter do governo brasileiro um posicionamento oficial sobre o PLC 122/06, projeto que criminaliza a homofobia.
A posição do governo foi favorável à aprovação do projeto por unanimidade. O projeto está atualmente em trâmite na comissão de Direitos Humanos do senado federal aguardando pauta para votação.
Estiveram presentes na reunião o Tarso Genro, ministro da Justiça, Paulo Vanucci ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Marta Suplicy, ministra do Turismo, Márcia Viotti, ministra interina da saúde (representando o ministro José Gomes Temporão) e Sérgio Mamberti Secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (representando o ministro Gilberto Gil). Além dos ministros e/ou seus representantes, estiveram presentes a senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora do projeto e as deputadas Cida Diogo (PT-RJ), Coordenadora Geral da Frente Parlamentar Mista pela cidadania GLBT do Congresso, Janete Capiberibe (PSB-AP), Manuela D’ávila (PCdoB-RS), Maria do Rosário (PT-RS) e Janete Pietá(PT-SP).
Entitades militantes de diversos estados da federação estiveram presentes. Cláudio Nascimento, Secretário Geral da ABGLT, esteve presente na audiência e foi o porta-voz da militância durante a reunião. Em seu discurso Cláudio, parabenizou o Governo Lula pelas suas ações por meio do programa Brasil Sem Homofobia, mas ressaltou “é preciso consolidar essas ações, a partir de instrumentos legais, no caso aprovando o projeto”.
Para Cláudio o dia de hoje “foi histórico para a cidadania GLBT” principalmente por “ter se reunido com 5 ministérios”.
Com o apoio do Governo Federal, a aprovação do projeto deve ser mais fácil de ser conquistada. “Agora, governo e militância vão somar esforços para definir as estratégias e conseguir a aprovação” finaliza Cláudio.