in

Gregório Duvivier pede desculpas por vídeo transfóbico, mas diz não poder excluir

O escritor e ator Gregório Duvivier pediu desculpas nesta quinta-feira (16) pelo conteúdo do vídeo "Travesti", escrito por ele e publicado pelo canal Portas dos Fundos. O vídeo é acusado de transfobia.

+ Prefeitura do Rio tira direito de travestis usarem ala feminina

Na obra, um homem leva para cama uma mulher cis e começa a ofendê-la por ela não ser travesti. "Você passou a noite inteira se passando por travesti para me comer e, chega aqui, apresenta essa miséria de boceta".

O personagem diz ainda que a mulher tinha "maquiagem de travesti", "frequentava lugar que só tem travesti", que tinha "CC masculino" e a palavra "traveco escrita na testa". "Eu sou obrigado a sair da Barra da Tijuca e chegar na Lapa para encontrar uma porra de boceta, que não faz porra nenhuma?".

No pedido de desculpas, Gregório escreveu: "Gostaria de pedir desculpas a quem eu possa ter ofendido com o texto do vídeo de hoje do Porta dos Fundos. Respeito muito a luta pelos direitos trans. O objetivo do texto era inverter o preconceito. Não funcionou e acabou reverberando o velho preconceito vigente", declarou ele.

+ A exemplo das múltis, brasileiras começam a discutir profissionais LGBT

Apesar de reconhecer o conteúdo, ele diz que não poderá excluir o vídeo da Porta dos Fundos. Mas declarou que irá excluir da sua página. "Prometo ser ainda mais cuidadoso quando o assunto é trans e ainda mais engajado na luta contra a transfobia. Escorreguei. Escorregamos. Desculpa".

Symmy Larrat, a primeira travesti a ocupar a função de coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, escreveu que se sentiu ofendida com o vídeo, mas agradeceu o reconhecimento do preconceito: "Ser trans nesse mundo é algo que não está facil, somos colocadas como seres que não deviam existir e isso nos faz severas quanto ao humor que hoje nos tem como principal bordão. Eu, como sua fã incondicional admiro tua postura em recuar, muito mesmo, não esperava algo menor vindo de você".

Já a transfeminista Daniela Andrade critica o fato de o vídeo ainda permanecer no ar: "Gregorio acabou de pedir desculpas pelo vídeo transfóbico, mas o mesmo não será excluído, segundo ele, por envolver o trabalho de muita gente. Ou seja, vamos manter no ar, o que importa aqui no caso é o dinheiro, o capital, em clicks e views que o vídeo irá geral, mantendo a velha transfobia de sempre sendo disseminada. Não venham defender para mim um cara que coloca o capital acima de seres humanos diuturnamente discriminados, historicamente alijados da sociedade. Eu como mulher transexual repudio desculpas para boi dormir". 

Babilônia exibe briga entre Ivan e Guto e é homofóbico quem leva a pior; assista

Lei que multa por discriminação a LBG entra em vigor no Rio de Janeiro