in

Hoje é o último dia para conferir duas peças com tema gay em São Paulo

Nesta quinta-feira, 28, data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho Gay é o último dia para os paulistanos conferirem duas emocionantes peças declaradamente gays.

Ambas estão em cartaz no espaço denominado Satyros 1, no conhecido reduto teatral paulistano, a praça Roosevelt. Esta, aliás, fica situada bem perto aos metrôs República e Anhangabaú.

A primeira delas é “Hoje é dia do amor”. O texto é do escritor João Silvério Trevisan, o espetáculo tem a direção de Antônio Cadengue, e a atuação fica por conta do belíssimo ator Gustavo Haddad.

Trata-se de um contundente monólogo, no qual Haddad interpreta um michê. Na peça, ele é escravo de um jogo S&M, e está acorrentado o tempo todo. Logo de início a peça choca. O personagem agradece seu “Master” por ter mijado nele. Vale lembrar aqui, que o ator fica nu a peça inteira.

Esta exibição acontece às 19h e faz parte do projeto “E se fez a praça Roosevelt em sete dias”. De domingo a segunda, diferentes peças de diversos dramaturgos e diretores são exibidas, sempre no mesmo horário. Sábado é o último dia da mostra, que comemora os sete anos da Praça Roosevelt.

E já que falamos em nudez, esta quinta também é o último dia para conferir a peça “Tempestade no Espelho” que também é exibida no Satiros 1, à meia noite. O texto é de Michel Fernandes e a direção é assinada por Caio Evangelista, mas a peça é no mínimo bem estranha.

Na peça, um grupo de rapazes encontra um corpo nu de homem. A partir daí eles questionam seus valores e relações com a família e a sociedade. Tem horas que o texto se repete muito, e tem muitos clichês, um dos personagens lembra bastante Brian Kenny, personagem do seriado americano Queer As Folk (Os Assumidos). O outro, foi abusado por seu pai quando pequeno.

A montagem tem um ponto fraco bem grandinho: ela acaba quando o espectador menos espera. Quando o público acha que ainda tem mais, as luzes se acendem e a peça termina, meio que sem final. O grande chamariz fica por conta dos atores que aparecem nus ou semi-nus em grande parte das montagens. Na dúvida, vá assistir e tire suas próprias conclusões.

Serviço
Satyros 1
Praça Roosevelt, 214

Hoje é dia do amor – 19h
$10

Tempestade no Espelho – 0h
$20

Protestos em várias cidades marcam a data pelo Brasil

Limoeiro do Norte promove em julho seu primeiro Dia da Consciência Gay