in

Protestos em várias cidades marcam a data pelo Brasil

No dia 28 de junho de 1969, freqüentadores do bar Stonewall, em Nova York, promoveram uma manifestação por vários dias contra os abusos a que vinham sendo submetidos pela polícia havia anos. Pela primeira vez, gays, lésbicas e transexuais uniram-se para dar um basta à violência policial.

O motim descrito acima é considerado o início do movimento pelos direitos GLBT. Desde então, manifestações pró-gays tomaram conta do mundo e, hoje, a aceitação da homossexualidade, embora ainda restrita aos grandes centros urbanos e países mais avançados, já é realidade.

O Dia Internacional do Orgulho Gay é um dia para ser comemorado. No entanto, a reflexão faz-se necessária. Já são quase 40 anos de batalhas contra o preconceito e a discriminação, porém, casos de homofobia, agressões e assassinatos ainda são rotineiros em muitos países, desde a Nigéria, Rússia e, principalmente, no mundo árabe.

Aqui no Brasil, o Judiciário tem se mostrado o poder mais atuante e simpatizante à causa homossexual, com decisões a favor dos direitos GLBT em diversos estados. É pouco ainda, mas lembremos que a parada gay mais antiga – a do Rio de Janeiro — tem apenas 12 anos.

Enfim, desejamos a todos um Feliz Dia Internacional do Orgulho GLBT. Confira abaixo alguns atos que marcarão o dia em alguns capitais:

Aracaju
A partir das 10h, um ato público deve marcar o 28 de junho na capital sergipana em frente à Câmara dos Vereadores. Os ativistas pedem o apoio dos políticos para a aprovação de uma lei que criminalize a homofobia no município.

Belo Horizonte
Para comemorar o Orgulho Gay, será lançado o Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania GLBT. No Auditório da Secretaria de Políticas Sociais, às 17h30.

Curitiba
Assim como os goianos, em Curitiba a Ong Dignidade irá recolher assinaturas a favor do PL 122, em dois pontos da cidade: na rua XV de Novembro e na Boca Maldita, a partir das 11h.

Goiânia
A AGLBT (grupo gay de Goiânia) pretende recolher assinaturas para a aprovação do Projeto de Lei 122/06, que pune a discriminação contra homossexuais no Brasil, a partir das 11h30, na praça do Bandeirante.

Juiz de Fora/MG
As comemorações começam ao meio-dia, quando uma bandeira do arco-íris gigantesca, com 30 metros de extensão, será estendida em frente ao Cine-Theatro Central, no calçadão da Rua Halfeld, em Juiz de Fora.

Salvador
A relação entre a homossexualidade e a sociedade será debatida hoje na Câmara dos Vereadores, a partir das 19h. Para marcar o evento, uma bandeira do arco-íris de 50 metros será hasteada em frente ao prédio da Casa.

São Paulo
A crescente violência contra homossexuais na região dos Jardins — bairro gay de São Paulo – é o mote para a manifestação promovida pela OPOGLBT (organização da parada de SP) e o CADS (Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual) para a o Dia do Orgulho. A concentração está marcada para às 19h, na esquina da rua da Consolação e alameda Itu, próximo ao Bar du Bocage, e segue até a rua Augusta, onde uma lésbica foi recentemente agredida por um grupo de neonazistas.

Teresina
Lançamento oficial da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT na Assembléia Estadual do Piauí.

Brasileira ganha concurso de Transexual Internacional na Espanha

Hoje é o último dia para conferir duas peças com tema gay em São Paulo