Na tentativa de deixar de ser gay, o americano Peterson Toscano diz ter gasto 30 mil dólares, cerca de R$ 60,5 mil. Segundo ele, o dinheiro foi usado com três exorcismos e terapias de cura. Toscano, hoje com 47 anos, passou 17 anos tentando “virar hétero” e chegou a ter um casamento com uma mulher.
Agora, depois que finalmente se aceitou como gay, ele luta contra os tratamentos que tem como objetivo mudar a orientação sexual das pessoas. As práticas conhecidas como “conversão” e “terapia reparadora”, que contam com o apoio de Igrejas fundamentalistas cristãs.
"Eu estava fazendo algo errado pelo qual eu seria punido na outra vida. E por isso sentia muito medo e um desespero terrível Eu somei dois mais dois e cheguei ao que me parecia ser uma equação lógica, a de dizer isto é errado, é ruim, eu preciso consertar isso. E 17 anos depois eu finalmente acordei e retomei a razão", contou em entrevista à BBC.
Toscano relata que ficou dois anos internado no centro Love in Action, que hoje se chama Restoration Path, e fica localizado no cidade de Memphis, nos Estados Unidos. No centro ele foi orientado a registrar todos os encontros homossexuais que já havia tido. Em seguida, pediram que ele relatasse o mais constrangedor destes encontros para sua família.
Para ele, essa prática “é danosa psicologicamente especialmente para os jovens. Se você acredita nisso, você fará qualquer coisa para rasgar a sua alma".
Toscano atualmente tem um blog e um canal no You Tube que utiliza como ferramentas para conscientizar as pessoas sobre os danos que os tratamentos para mudar a orientação sexual causam. Ele também realiza apresentações sobre o tema.