Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Homofobia nas escolas americanas ainda preocupa

Nove entre 10 adolescentes LGBT já sofreram assédio em escolas dos EUA no último ano por causa de sua orientação sexual. É o que revela estudo da The Gay, Lesbian and Straight Education Network (GLSEN) divulgado hoje.

Segundo o estudo, aproximadamente 1/3 dos adolescentes faltou às aulas pelo menos um dia no último mês por medo de sofrer algum tipo de violência. A pesquisa envolveu 6.209 estudantes, com idades entre 13 e 21 anos de todos os estados norte-americanos.

A GLSEN conduz a pesquisa bienalmente desde 1999. O novo estudo mostrou que 3/4 dos adolescentes LGBT já ouviram xingamentos como “veado” ou “sapatão” de seus colegas na escola. Os pesquisadores argumentam que essas palavras ofensivas não são usadas intencionalmente e já fazem parte do vocabulário dos adolescentes.

“A pesquisa revela que, de maneira geral, a situação ainda é preocupante para muitos jovens LGBT quando o assunto é segurança nas escolas”, disse o diretor executivo da GLSEN Kevin Jennings. “Por outro lado, a pesquisa mostrou também que as escolas e os educadores têm agido, e que eles podem fazer uma diferença drástica.”

A divulgação dos dados da pesquisa acompanha também o lançamento de uma campanha nacional que visa combater o uso da linguagem preconceituosa entre os adolescentes.

Sair da versão mobile