in

Japão conta com apenas um candidato gay em eleições; ele quer visibilidade

O político japonês Taiga Ishikawa, de 40 anos, quer fazer história em prol dos direitos LGBT no Japão. Ele é o único candidato abertamente gay a disputar neste domingo (14), uma cadeira no Parlamento.

+ Dirigente de partido anti-gay é tirado do armário por revista francesa

De acordo com a agência Reuters, a candidatura marcou as eleições e, por meio da repercussão na internet, fez muitas pessoas LGBT "saírem do armário" no Japão.

"Dizem que de 3 a 5% da população do Japão é LGBT. Eu gostaria de pensar que essas pessoas possam usar o voto para dizer à nação que elas existem", afirmou Taiga, que concorre em um distrito de Tóquio.

+ Vrááá! Governo avisa tevês que beijo gay e beijo hétero têm mesma classificação indicativa

Ele já escreveu um livro em que descreve o isolamento em que vive na sociedade japonesa e começou a vida política como assessor de um líder do Partido Social Democrático.

Vale ressaltar que, além de Kanako Otsuji, que é declaradamente lésbica e ocupou o posto na Câmara Alta do Parlamento em 2013, após um dos parlamentares morrer, o Japão nunca teve políticos abertamente gays em nível nacional. Isso porque, apesar de a homossexualidade não ser crime, o grupo é vítima de preconceito.

Galeria: Espanhol Loro Mari está safado, suado e pelado em ensaio

Cabeleireiro é esfaqueado por dois homofóbicos em ônibus de Curitiba