Além de se tornar a primeira cidade do sul da Europa a sediar os jogos olímpicos gays, o Eurogames 2008, Barcelona foi também a capital da união entre povos e dos recordes: foram 5.300 participantes de 34 países e 35 mil turistas.
Joan Miró, presidente do comitê organizador do evento afirmou, "o que mais importava era o discurso pedagógico e as reivindicações".
Entre os 34 países presentes nos jogos, que se realizaram durante 4 dias, a equipe alemã foi a mais vitoriosa. As modalidades com mais atletas na competição foram vôlei, tênis, natação, futebol, basquete e dança de salão.
Outro fato a ser destacado, segundo a organização, foi a atuação da nadadora britânica Elisabeth Berlinger que bateu o recorde europeu oficial nos 50 metros borboleta, com uma marca de 27 segundos e 84 centésimos.
Tanto na cerimônia de abertura, quanto na de encerramento aconteceram palestras sobre direitos humanos. "Depois de muito tempo, deixamos a mensagem do evento para os moradores de Barcelona", contou alegre Miguel Torres, um dos organizadores.