Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Lésbicas querem registrar filho no RJ

A administradora Liliana Quaresma e a publicitária Stella Amaral batalham na Justiça para registrar o nome de seu filho com seus sobrenomes.

Segundo o portal G1, Liliana está grávida de 7 meses de uma criança que foi gestada a partir de um óvulo doado pela companheira e fecundado pelo sêmen de um doador anônimo. O casal, junto há 15 anos, quer que o pequeno Bento tenha os seus sobrenomes: Bento Quaresma Gomes Silva Amaral.

“Antes de qualquer discussão sobre relações homoafetivas, queremos que o nosso filho tenha cidadania e direitos, de fato, garantidos pelo estado”, disse Stella à reportagem do G1. “Eu queria ter um filho da Stella, e gerar o óvulo dela foi a melhor forma de dividir o nosso amor. O Bento é o fruto do nosso amor”, acrescentou.

Na última terça-feira (2/02), o casal entrou com uma ação na 5ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), onde pedem que na certidão de nascimento conste o nome das duas mães. Segundo a advogada de Liliana e Stella, Glória Queiroz, a ação está fundamentada nos princípios constitucionais do “melhor interesse da criança” e da “igualdade entre os filhos”.

Sair da versão mobile