in

Maioria dos casos de homofobia é cometida por homens héteros, parentes e vizinhos, diz governo

Dezenove denúncias diárias de violência motivada por homofobia. Homens, gays, negros, entre 15 e 29 anos, agredidos em casa por parentes e vizinhos. É esse o primeiro retrato oficial da maioria dos casos de homofobia no Brasil, segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência, informou reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

O estudo foi feito a partir de dados coletados em 2011 pelo Disque 100, que recebe e verifica denúncias de violações de direitos humanos, somados a registros da ouvidoria do SUS, da Secretaria de Políticas para Mulheres e do Conselho Nacional de Combate à Discriminação. É a primeira vez que o governo federal divulga estatísticas do gênero.

Ao todo, segundo a Secretaria, foram realizadas 6.809 denúncias. Em 62% dos casos, o suspeito era conhecido da vítima, com familiares e vizinhos respondendo por mais de metade das agressões. Por sinal, a casa da vítima é também o local onde mais acontece a violência, respondendo por 42% dos casos. A rua, por sua vez, é o local de outros 31% dos casos. Em cerca de um terço do total, a violência foi cometida supostamente por desconhecidos, sendo que 9% dos casos não tiveram a identidade do suspeito informada.

O estudo também traça o perfil majoritário dos agressores: em 52,5% dos registros, é homem; em 43,9%, é hétero – e também tem de 15 a 29 anos. Brancos e negros ficam muito próximos na estatística de suspeitos, com uma vantagem de pouco mais de 1% para os últimos. A maioria dos registros também aponta mais de um agressor. A violência psicológica, como humilhações e ameaças, foi a principal reclamação, com 42,5% do total, seguida de discriminação (22%) e violência física (16%).

Confira abaixo o quadro com os principais dados (reprodução: Folha de S. Paulo).

 

Famoso pela frequência gay, Shopping Frei Caneca, em São Paulo, pode ser fechado

Winner! Novo clipe de Pet Shop Boys mostra travesti que sonha em ser patinadora; assista!