in

Nordeste discute políticas para GLBTs

Começa nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, o IV Encontro de Grupos Homossexuais Organizados do Nordeste. O encontro pretende reunir mais de 70 entidades ligadas à defesa dos GLBTs da região e acontece em Maceió (AL).
 
De acordo com Marcelo Nascimento, organizador do EGHON, em entrevista para o site A Capa, o objetivo é "consolidar a criação da Rede Nordeste de Grupos GLBT, com participação da ampla maioria das entidades de militância". O evento integra uma seqüência de encontros realizados em Olinda (1980), Aracaju (2000) e João Pessoa (2003). Para Marcelo, o EGHON será "um momento impar de intercâmbio e discussão política das lideranças nordestinas", região que possui o maior numero de entidades GLBT do país.
 
As mesas propostas incluem debates sobre a conjuntura nacional e internacional do movimento GLBT, ações de monitoramento e avaliação das políticas sociais, ações de enfrentamento do HIV/Aids. Na conferência de abertura, o deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) irá abordar o papel do legislativo no combate à homofobia e à promoção dos direitos humanos para a comunidade GLBT.
 
Para o ativista gay Fábio Targino, o IV EGHON se credencia neste momento como uma oportunidade impar de articulação política dos grupos GLBT da região para definição de uma agenda comum de ações. "Temos muitas diferenças, mais também temos em comum a cultura marcante da solidariedade e do compromisso político com a diversidade sexual", afirma.
 
O resultado dos três dias de debates será divulgado na Carta de Maceió, a ser redigida pela Rede Nordeste de Grupos GLBT. Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (82) 3221-5230.

*Colaboração especial para o site A Capa

Folha Online estréia coluna GLS em formato de áudio

Aldo Aydar volta a São Paulo para tocar no projeto The Week*End