in

O amor que ousa dizer o nome

O Grupo LUAS – Liberdade União Afetivo Sexual das Mulheres Lésbicas e Bissexuais, Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da UFPE – NUCH, Movimento Gay Leões do Norte e o site Toda Forma de Amor lançam a campanha “O Amor que Ousa Dizer o Nome” para comemorar o dia 12 de junho, Dia dos Namorados. A iniciativa quer “demonstrar e socializar para a sociedade que existem várias formas de amar, desmistificando o modelo heteronormativo imposto pela sociedade”.

Segundo Ana Carla Lemos, presidente do LUAS, as campanhas publicitárias lançadas nesta época “expõem e reverberam um estereótipo ‘perfeito’ e ‘clássico’ de casal de namorados que, em geral, é marcado pelo estereótipo branco, heterossexual, jovem, e, assim, exclui as outras formas de expressão da afetividade, como por exemplo, o amor entre mulheres e homens”.

“Além de não ter como fim o apelo comercial, é uma campanha que vai levar as pessoas à reflexão sobre os direitos e respeito à livre expressão da orientação sexual, bem como a necessidade do entendimento de que toda forma de amor vale a pena”, explica Ana Carla. “Acreditamos que esta campanha é um passo importante na desconstrução de alguns preconceitos e estereótipos de nossa sociedade.”

A campanha ganhará as ruas de Recife (PE) por meio de cartões postais que trazem fotos de casais gays e lésbicos de um lado e, no verso, um poema escrito por Ana Carla Lemos que inspirou o título da campanha.

Leia o poema abaixo:

“O Amor que Ousa Dizer o Nome

O amor que ousa dizer o nome
Que abre as janelas e as portas
E grita pro mundo pelo direito
A igualdade entre as pessoas.

O amor que ousa dizer o nome
Que não briga, mas exige os direitos,
Reconhecimento e liberdade

O amor que ousa dizer o nome
Que simplesmente é amor.”

:: Clique no álbum para ver a foto ampliada!

Batwoman

Lésbicas também devem usar camisinha?