in

Parada na Polônia reúne 20 mil a favor da diversidade

Apesar do clima tenso, milhares de pessoas tomaram as ruas de Varsóvia, capital da Polônia, no último sábado para marchar a favor da diversidade. Segundo a organização, 20 mil participaram da manifestação.

“Esta é a maior parada já feita na Polônia”, declarou Tomasz Baczowski, organizador do evento. “A sociedade polonesa abriu seus olhos e ela sabe o que significa democracia, igualdade e diversidade.”

Ativistas, homossexuais e simpatizantes carregavam bandeiras do arco-íris e cartazes contra a homofobia durante o percurso, que foi do Parlamento ao centro da cidade.

Com forte presença da polícia, a parada de Varsóvia registrou apenas pequenos distúrbios. Em 2004, skinheads associados ao grupo ortodoxo Juventude Polonesa atacaram homossexuais durante a parada.

O presidente do país, Lech Kaczynski, é conhecido por seu posicionamento anti-gay. Quando era prefeito de Varsóvia, ele proibiu a realização de paradas em 2004 e 2005 e recusou a se reunir com os organizadores, dizendo: “Não quero me encontrar com pervertidos”.

All Star Converse cai no gosto dos gays e vira item fashion

Parada gay de São Vicente reúne 10 mil pessoas