in

Paradas gays agitam final de semana em vários pontos do Brasil

Até a alguns anos atrás pouco lugares do Brasil tinham paradas gays. Hoje, porém, a realidade é outra. Do Oiapoque ao Chuí, cidades longínquas comemoram o seu dia do orgulho LGBT. Bom para muitos, ruim para poucos.

Neste final de semana nada menos do que sete localidades, entre municípios e estados, irão celebrar o seu dia do orgulho gay. Em Minas Gerais, a festa será na cidade de Alfenas, em sua quinta edição e cujo tema será "Sou GLBTTS, Sou cidadão, SOU IGUAL A VOCÊ!". A concentração da parada de Alfenas será a partir 14 h na Praça da Matriz. Vale lembrar que os organizadores da parada de lá promoveram durante a semana que antecedeu a parada inúmeras atividades voltadas a diversidade sexual.

Em Campinas, interior de São Paulo,  os gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis também irão para as ruas escancarar o seu orgulho. Com o tema "Homofobia mata – Você também é alvo da violência", os campineiros irão se concentrar no Largo do Pará na Av. Francisco Glicério com a Av. Aquidaban a partir das 13h. Quem irá abrir a parada será a Priscila Drag, e este ano a manifestação estréia trajeto novo e mais longo.

Na capital do país, Brasília, também acontece este domingo (29/06) a 11ª parada. E lá o negócio promete pegar fogo. Está agendada uma mega-manifestação em prol aos sargentos gays Fernando Figueiredo e Laci Araújo. A idéia é que todo mundo vá com roupas camufladas. A organização prentende também elaborar algumas camisetas com os seguintes dizeres, "Estamos no Exército, ajudamos a construção dele e exigimos respeito". O lema oficial da parada é, "Pela conselho de Cidadania GLBT". A concentração irá acontecer no domingo a partir das 14h na altura da 108 Sul no Eixão. Este ano os organizadores divulgaram que não mais haverá parceria com o Bar Beirute, alegando conflitos de interesse. Para quem não sabe, o bar é ponto histórico de encontro LGBT.

No Estado do Paraná o povo gay de Curitiba se jogará nas ruas no domingo embaixo do tema "Viva, ame e seja – Homofobia não combina com democracia".  A concentração será na Rua Barão do Cerro Azul, duas quadras acima da Praça 19 de Dezembro, entre as Ruas São Francisco e 13 de Maio. Os organizadores da parda de Curitiba, assim como na de Brasília, pedem aos participantes que também vão com camisetas camufladas para protestar favoravelmente aos militares gays perseguidos pelo exército.

A cidade de Itajaí, Santa Catarina, realiza a sua II PARADA GLBT, o tema escolhido foi "Tudo é normal, o preconceito é que faz mal". A concentração começa a partir das 15h Na Av. Beira Rio com presença da eterna Elke Maravilha, a banda Torre de Babel e o Dj Maikon Haran disparando bate cabelo pra todos os lados. E ainda haverá um concurso de Top Drag.

A população LGBT de Fortaleza também está se preparando para se jogar e comemorar todo o orgulho LGBT. A IX parada da capital Cearense terá como tema "Homofobia mata – Por um estado Laico de fato", e é organizada pelo Grupo Resistência Asa Branca, que atua há 19 anos na área de prevenção DST e direitos humanos a população LGBT.  Uma das principais atrações da parada cearense será o grupo de eletro-pop Montage. Nada mais justo, já que os meninos são originários de lá.

E por último, a cidade de São Gonçalo também realiza a sua 5º parada. Em apenas um dia as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste irão comemorar o dia do orgulho LGBT.

59% dos adolescentes homossexuais não vão ao médico

Especial Dia do Orgulho LGBT: Muito antes de Stonewall…