in

Pote de ouro

ifc464f71fcgcga13c1 mercadogls2

Para os empresários que desejam entender o intrincado e complexo mercado LGBT, Franco Reinaudo e Laura Bacellar estão lançando “O mercado gls – Como obter sucesso no segmento de maior potencial na atualidade”.

No livro, Reinaudo, da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRAT GLS) e Bacellar, da editora lésbica Malagueta, apresentam um perfil do público que constitui esse mercado e suas características peculiares. Indicam também o caminho para que empreendedores tenham sucesso na investida e explicam, com base nos erros mais comuns, como qualquer empresa pode, a partir de uma comunicação acertada e de um atendimento cuidadoso, cativar essa clientela crítica e exigente. O livro traz ainda um glossário de definições e termos sobre as minorias sexuais e sugestões de etiqueta GLS, para não fazer feio na hora de atender esses clientes.

“Nós resolvemos escrever esse livro para dar diretrizes bem claras e concretas para as empresas, tanto as que trabalham apenas com o público homossexual quanto as que querem trabalhar também com este público entre suas atividades tradicionais”, explica Laura Bacellar. “Nesses mais de dez anos em que atuamos no segmento — eu com livros, o Franco com turismo — a gente já viu de tudo, inclusive muitos erros espetaculares. Muita gente ouve falar que esse é um segmento mais rico do que a média da população (o que é verdade) e aí tem idéias mirabolantes, completamente infundadas na realidade”, acrescenta.

Bacellar cita como exemplo o caso do resort gay que havia sido planejado para ser aberto em Lagoinha, no Ceará, mas que não durou nem duas semanas. “Ele era muito mais caro do que a média dos hotéis da região, sem nada que o diferenciasse para os gays ou que justificasse o preço mais alto, e inacreditavelmente mal localizado: a praia é linda mas costuma ser invadida por farofeiros nos fins de semana, está na rota de todos os tours de ônibus de turismo e fica super longe das boates de Fortaleza. Você consegue imaginar local menos atraente para gays?”, questiona.

Mas a lista de insucessos é longa e não pára de ser renovada, como ressalta Bacellar. “Quase toda semana chega alguém com uma idéia ‘fantástica’ para gays e lésbicas. A última que soube foi de uma pousada de nudismo para gays e lésbicas no sertão do Nordeste, na qual se nota que o empreendedor não consultou nada nem ninguém, não pensou sobre o público, não separa gays de lésbicas, não tem noção de que a idade é um fator que separa muito os gostos e as preferências, que acha que os milhões de homossexuais brasileiros são todos iguais aos que freqüentam os clubes e as saunas, que basta dizer que tem um negócio gls que vai ficar rico”, diz.

E foi assim, cansados de falar, de dar dicas, de recomendar um mínimo de preparo, que os autores resolveram escrever o livro. “O nosso guia facilita também a vida das empresas que queiram se abrir para a diversidade como mais uma alternativa entre seus negócios, mas que não sabem o que fazer além de colocar uma bandeirinha do arco-íris na entrada. O mercado existe, tem um potencial imenso, está crescendo tanto aqui quanto no mundo, mas é preciso que seja abordado com profissionalismo, para o que nós damos as ferramentas”, conclui Bacellar.

Serviço:
O mercado gls – Como obter sucesso no segmento de maior potencial na atualidade
Autores: Franco Reinaudo e Laura Bacellar
Editora Idéia & Ação
208 páginas
Preço sugerido: R$ 29,90

O lançamento do livro acontece no próximo dia 22 de setembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria Martins Fontes (avenida Paulista, 509, em frente ao metrô Brigadeiro).

Momento leve

b7d5cfd158a969g8fab Sheetal Sheth

Comédia romântica e drama sobre lésbicas nos EUA