Juan P. Juliá, presidente da Axel Corp, única rede de hotéis para gays do mundo, foi premiado pela Associação Internacional de Turismo Gay e Lésbico (IGLTA) por sua destacada trajetória à frente do turismo LGBT.
O prêmio foi concedido durante a 26ª Convenção Anual da entidade, que aconteceu em Toronto, no Canadá, de 7 a 10 de maio. Além desse prêmio, Juliá receberá uma homenagem do Senado do Estado de Nova York, em evento que será realizado em junho por ocasião da parada gay da cidade.
A IGLTA é uma organização que pretende conectar as empresas e pessoas que trabalham em prol do turismo LGBT. Fundada em 1983, os membros da organização representam desde hotéis e linhas aéreas até agências de viagens e guias turísticos. O último Simpósio Internacional da associação foi realizado em Florianópolis em março.
Para a entidade, Juan P. Juliá é um exemplo claro de empresário bem-sucedido, comprometido com a visibilidade da comunidade LGBT. A rede de hotéis Axel é conhecida por sua excelência na prestação de serviços destinados ao público "heterofriendly" – a empresa possui unidades em Barcelona, Berlim e Buenos Aires.
"2009 foi um ano de inauguração de nossa terceira unidade, em Berlim, e o começo da uma nova etapa para o grupo", disse Juliá. "Esse reconhecimento tem um grande valor emocional para mim, já que são os próprios colegas do setor de turismo gay que decidiram pelo prêmio", completou o empresário.
Juliá não será o único homenageado pelo Senado de Nova York. Além dele, receberão a honraria os atores Patrick Wilson e Angela Lansbury, Cleve Jones e Dustin Lance Black, estes últimos ator e roteirista do filme "Milk", respectivamente.