O reverendo Sidnei Schroeder, de 52 anos, se tornou o primeiro sacerdote gay da Igreja Episcopal Anglicana de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no dia 15 de dezembro de 2024. Em sua ordenação, ele enfatizou que sua missão vai além da defesa dos direitos LGBTQIA+. Para ele, essa ordenação representa uma bandeira de inclusão para todas as minorias sociais, incluindo mulheres, crianças, idosos, indígenas e grupos marginalizados. Em suas palavras, “Eu vivo plenamente minha vocação não por ser gay, mas por poder direcioná-la para as minorias: mulheres, crianças, jovens, velhos, indígenas, prostitutas; ou seja, onde Cristo sempre esteve”.
Sidnei compartilha sua trajetória de fé e acolhimento que o levou à Igreja Anglicana em 2009, após se afastar da Igreja Católica. Durante sua experiência católica, ele chegou a participar de um seminário, mas não se sentiu acolhido em sua identidade. Sua ordenação é vista como um passo importante para a visibilidade e aceitação das diversidades dentro da igreja, promovendo um espaço de amor e inclusão.
A sua história é emblemática para a comunidade LGBT, pois não só representa uma conquista pessoal, mas também um avanço significativo para a aceitação e inclusão de todos que se sentem excluídos pela sociedade. A mensagem de Sidnei é clara: o amor e a aceitação devem ser os pilares de todas as comunidades religiosas, refletindo o verdadeiro ensinamento de Cristo.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes