No dia 28 de junho de 1969, freqüentadores do bar Stonewall, em Nova York, promoveram uma manifestação por vários dias contra os abusos a que vinham sendo submetidos pela polícia havia anos. Pela primeira vez, gays, lésbicas e transexuais uniram-se para dar um basta à violência policial.
O motim descrito acima é considerado o início do movimento pelos direitos GLBT. Desde então, manifestações pró-gays tomaram conta do mundo e, hoje, a aceitação da homossexualidade, embora ainda restrita aos grandes centros urbanos e países mais avançados, já é realidade.
O Dia Internacional do Orgulho Gay é um dia para ser comemorado. No entanto, a reflexão faz-se necessária. Já são quase 40 anos de batalhas contra o preconceito e a discriminação, porém, casos de homofobia, agressões e assassinatos ainda são rotineiros em muitos países, desde a Nigéria, Rússia e, principalmente, no mundo árabe.
Aqui no Brasil, o Judiciário tem se mostrado o poder mais atuante e simpatizante à causa homossexual, com decisões a favor dos direitos GLBT em diversos estados. É pouco ainda, mas lembremos que a parada gay mais antiga – a do Rio de Janeiro — tem apenas 12 anos.
Enfim, desejamos a todos um Feliz Dia Internacional do Orgulho GLBT. Confira abaixo alguns atos que marcarão o dia em alguns capitais:
Aracaju
A partir das 10h, um ato público deve marcar o 28 de junho na capital sergipana em frente à Câmara dos Vereadores. Os ativistas pedem o apoio dos políticos para a aprovação de uma lei que criminalize a homofobia no município.
Belo Horizonte
Para comemorar o Orgulho Gay, será lançado o Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania GLBT. No Auditório da Secretaria de Políticas Sociais, às 17h30.
Curitiba
Assim como os goianos, em Curitiba a Ong Dignidade irá recolher assinaturas a favor do PL 122, em dois pontos da cidade: na rua XV de Novembro e na Boca Maldita, a partir das 11h.
Goiânia
A AGLBT (grupo gay de Goiânia) pretende recolher assinaturas para a aprovação do Projeto de Lei 122/06, que pune a discriminação contra homossexuais no Brasil, a partir das 11h30, na praça do Bandeirante.
Juiz de Fora/MG
As comemorações começam ao meio-dia, quando uma bandeira do arco-íris gigantesca, com 30 metros de extensão, será estendida em frente ao Cine-Theatro Central, no calçadão da Rua Halfeld, em Juiz de Fora.
Salvador
A relação entre a homossexualidade e a sociedade será debatida hoje na Câmara dos Vereadores, a partir das 19h. Para marcar o evento, uma bandeira do arco-íris de 50 metros será hasteada em frente ao prédio da Casa.
São Paulo
A crescente violência contra homossexuais na região dos Jardins — bairro gay de São Paulo – é o mote para a manifestação promovida pela OPOGLBT (organização da parada de SP) e o CADS (Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual) para a o Dia do Orgulho. A concentração está marcada para às 19h, na esquina da rua da Consolação e alameda Itu, próximo ao Bar du Bocage, e segue até a rua Augusta, onde uma lésbica foi recentemente agredida por um grupo de neonazistas.
Teresina
Lançamento oficial da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT na Assembléia Estadual do Piauí.