in

PSDB lança comissão LGBT do candidato Geraldo Alckmin

Na noite da última terça-feira (29/07) foi lançado o comissão eleitoral LGBT do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do candidato Geraldo Alckmin. O coletivo foi organizado e idealizado pelo DJ e produtor cultural André Pomba e, pelo sociólogo João Athaide.

Antes do início do primeiro encontro do grupo, André Pomba e João Athaide explicaram à reportagem do A Capa como será seu funcionamento. "A idéia é montar um plano de governo do Alckmin. Ao idealizarmos esta plenária nós chegamos à conclusão de que é necessário dar um passo além das questões de saúde e parada, um passo a frente", explica Pomba.

João explica que o foco do projeto deles é a educação, "as travestis no geral não tem apoio na educação. Então o nosso projeto vai justamente aí: em uma ponta você atua na profissionalização e, na outra com a alfabetização". Sobre a educação Pomba diz que há de se atentar para o tema, "hoje o que há de mais urgente é o tema da educação e também da profissionalização. Normalmente o gay de baixa renda é descriminado na escola e abandona. O que dizer então das travestis?", questiona.

O encontro teve início por volta das 18h30 e terminou às 20h. Durante a reunião Pomba e Athaide esclareceram aos presentes que se trata de uma primeira reunião, que haverão outras e as pessoas podem levar idéias. Sobre os temas trataram das travestis, LGBT adictos e de mostrar aos eleitores que o projeto visa complementar o que há de positivo na atual gestão. Consenso no grupo foi a questão das políticas públicas voltadas a comunidade gay estarem ainda muito concentradas na região central e, como disse João, "é preciso levar os Centros de Referências para as periferias de São Paulo".

Entre os presentes esteve Fátima, que se definiu como bissexual e disse ser militante do PSDB desde 1999. Para ela é necessário pensar em "como tirar as propostas das conferências municipal e estadual do papel". "Também temos que brigar para que as políticas LGBT se tornem políticas públicas", afirmou. No final da reunião a CADS – Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual -foi pauta e André Pomba finalizou dizendo que o orgão a melhor experiência de política pública LGBT no Brasil. "Tanto é que começou com uma salinha e hoje ocupa um andar inteiro. Então, é uma experiência que tem que ser ampliada". O grupo ainda promoverá mais reuniões até a finalização do plano de governo LGBT do Alckmin.

Se você tiver interesse em participar do grupo, ou colher mais informações, pode entrar em contato com o organizado do grupo André Pomba pelo email: andrepomba@uol.com.br

Transexual do Amapá conquista o direito de ser mãe

Escola na Tailândia instala banheiro para transexuais