in

Psicólogo Pedrosa Responde: Namoro um michê e meus amigos não aceitam. O que faço?

Pedrosa, queria a opinião do senhor. Deixa eu explicar. É que estou namorando um garoto de programa desde janeiro. Conheci ele numa boate. No começo foi difícil para mim, porque comecei a amá-lo e não estava tendo muita fé que desse certo. Mas a coisa engrenou e ele está morando comigo. Estou sendo muito criticado e alguns amigos sumiram. Um falou que ele estava comigo por interesse financeiro, acontece que ele ganha mais do que eu. Eu sou auxiliar administrativo. Apesar de feliz, eu estou confuso, ele fala que me ama, mas não pode deixar esta profissão agora, pois não sabe fazer mais nada. Queremos construir algo juntos. Ele tem 26 anos e eu 32 anos. O que eu faço? (Marlon – SP)

Marlon, falar o que você deve fazer fica difícil para mim. Tenho poucas informações sobre esta sua situação. Bem, vou colocar alguma questões aqui para você refletir. Namorar um garoto de programa não é um fato corriqueiro. Mas, penso ser possível desde que as regras de convivência entre vocês sejam bem estabelecidas. Um garoto de programa presta um serviço sexual aos seus clientes. É um trabalhador do sexo, vende serviços sexuais em troca de dinheiro. Esta profissão é conhecida como a mais antiga do mundo.

A prostituição é registrada desde a antiguidade. Hoje em dia na Holanda este ofício é regulamentado. Já tive clientes garotos de programa e pude compreender melhor o mundo e a vida desses trabalhadores do sexo. Vocês querem construir algo juntos – para isto ocorrer é necessário que ele comece a pensar numa outra profissão, pois a vida profissional de um garoto de programa, ao contrário da garota de programa, é bem curta. Geralmente, se aposentam antes dois 30 anos de idade. Estudar e ter um outra profissão mais duradoura parece ser uma solução. Talvez seja o caso de você orientá-lo neste sentido. Você está feliz e gosta dele. Penso, então, que você deve ir em frente. Curta este momento, acredite que é possível e o futuro se encarregará de definir esta situação. Quantos os amigos, aqueles que gostarem mesmo de você ficarão ao seu lado. Boa sorte!

*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

EUA: 90% dos estudantes já foram assediados por serem gays

Clube Meow estreia nova festa neste sábado