Assistindo aos capítulos da novela "Duas Caras", vejo o drama vivido pelo personagem Bernardinho que é gay.
Na novela, ele sofre todo o preconceito e incompreensão da família pelo fato de ser gay.
No capítulo de segunda-feira, 5/11, vemos nitidamente que a Globo não se preocupa em mostrar a realidade do gay, e sim mostrar uma situação até irreal, pois ele, além do preconceito sofrido em casa, sofre também o preconceito da vizinhança que o espera no portão de sua casa, para constrangê-lo com piadinhas, vaias e outras coisas.
Mostrou que o moço está numa situação constrangedora, desvantajosa e sendo massacrado pela sociedade – e se disserem que estão retratando a realidade vivida pelo gay, é mentira, porque sabemos que hoje em dia não é assim o tratamento da sociedade com o gay. As pessoas têm no mínimo respeito e as cenas mostradas na tevê são cenas que se encaixariam a 40 ou 50 anos atrás, mesmo assim talvez não seria da forma que está sendo mostrado em horário nobre, instigando pais de família a reprimirem seus filhos diferentes, a expulsá-los de casa, a obrigarem-no a agir contra sua vontade, exorcizá-los (vejam que absurdo mostrado na tela).
E o pior de tudo é que com certeza um adolescente gay, vendo as cenas vividas pelo ator, será incentivado a não se abrir com a família com medo da incompreensão e sofrer o mesmo drama vivido pelo ator (ou seja, as novelas influenciam comportamentos – todos sabem disso).
Para mostrar um beijo gay na tela, ela nunca mostra. Mostrar um gay, bem casado, feliz, bem resolvido e respeitado pela sociedade em que vive, ela também não mostra, mas mostrar o gay em situação de desvantagem, isso ela faz questão de mostrar – mostrar o gay em situação totalmente fora da realidade, isso também ela faz questão de mostrar. Por isso eu acho que a Rede Globo faz descaradamente apologia ao preconceito e não apóia e nunca apoiou os homossexuais.
Na novela passada (Paraíso Tropical) havia dois personagens gays, casados. No entanto, seus personagens não receberam tanto destaque, ficaram o tempo todo escondidos, vivendo de forma camuflada e poucas pessoas souberam que tratava-se de homossexuais.
Ou seja, a rede globo mostra que o gay é a pessoa que se não viver de forma discreta, escondida, torna-se motivo para chacotas, preconceitos absurdos e longe da realidade. Seria muito mais proveitoso se, ao invés disso, mostrasse o gay sendo aceito pela sociedade, sendo respeitado como é e impondo respeito às pessoas, que aí sim com certeza estaríamos subindo vários degraus para conquistar muitos de nossos direitos, bem como vencer o preconceito geral, impostos pela sociedade e a falta de conhecimento dessa.
*Internauta e leitor do site A Capa, mandou o texto para redação após ter assistido ao capítulo em questão