Ainda não é no "Turma da Mônica Jovem", mas já é um avanço. O primeiro personagem gay das histórias de Mauricio de Sousa acaba de chegar a 6ª edição da revista "Tina".
Tina foi criada nos anos de 1960, inicialmente com uma visual hippie e traços bem marcantes. Agora, estudante de jornalismo, a personagem tem um melhor amigo, Caio.
Na história de capa do quadrinho "O Triangulo da Confusão", Caio se mostra bem intimo de Tina, o que desperta ciúmes em seu namorado, o Miguel. Para tranqüilizar o namorado da amiga, Caio afirma que é "comprometido" e, em seguida, apresenta um outro rapaz.
Nessa hora, Tina adverte Miguel, que fica sem entender muita coisa. "Viu só? E vê se deixa de ser preconceituoso", diz a estudante. "Er… Desculpe, Tina! É que eu não sabia que ele…" responde Miguel.
Segundo a assessoria de Maurício de Sousa disse à Folha, a inclusão de um personagem gay nas HQs é uma forma de cumprir a do autor de discutir questões ligadas ao universo adolescente, "de forma tranquila e sem levantar bandeiras".