Foi realizada nesse último domingo (9) a maior cerimônia coletiva de união homoafetiva do Brasil no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Noventa e dois casais homossexuais oficializaram judicialmente a sua união estável. Destes, 70% eram do sexo feminino.
A desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, que atualmente é presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB, foi a madrinha da cerimônia.
“Fazer esta solenidade conjunta procura mostrar para o mundo que este é um segmento que existe, que merece respeito e todos os direitos. Nós estamos na grande busca do reconhecimento de direitos e da criminalização da homofobia”, disse Maria Berenice.
Cristiana Cordeiro, a juíza que foi responsável pela celebração da festa, afirmou que pela união estável os casais gays asseguram direitos como pensão em caso de morte, plano de saúde e registro público de bens.
No mesmo dia, em Seattle, nos Estados Unidos, foi realizada a maior cerimônia de união gay da história. A cidade, que pertence ao estado de Washington, celebrou 140 casamentos na Câmara Municipal. Washington, Maine e Maryland foram os primeiros estados norte-americanos a aprovar o casamento gay por voto popular, no último mês de novembro.