in

Rio Preto inaugura ambulatório para travestis e transexuais

Ontem, quinta-feira (28/10), às 18h foi inaugurado o Ambulatório de Saúde T na Unidade Básica de Saúde do Jardim Vetorazzo, em São José do Rio Preto. O projeto é fruto de uma articulação da Associação Rio Pretense de Travestis e Transexuais (ARTTS) junto com a secretaria de saúde e com o Centro de Referência de Combate a Homofobia.

A travesti Bruna Valin, da ARTTS, conta que a idéia surgiu há uns três meses. "Nesse tempo nos reunimos com o Centro de Referência, com a Secretaria de Saúde e com o Dr. Flavio Borim, que será o responsável pelo ambulatório", contou. Posteriormente, ela revela que as travestis e transexuais de Rio Preto foram chamadas "e conversamos para saber da demanda".

A ativista comemora o fato de terem contado com o apoio da prefeitura na iniciativa. "Eles receberam muito bem a idéia e capacitaram os funcionários para atender as TT’s", disse Bruna. Sobre uma possível segregação no atendimento a saúde pública, a travesti diz que não buscam isso. "Queremos um atendimento diferenciado, mas com igualdade de oportunidade", declarou.

Para Bruna, o o que as travestis pregam é o fato de não conseguirem atendimento. "Muitas travestis deixam de se tratar por receio de serem mal tratadas e também pela questão de não serem chamarem pelo nome social", revela. Na sua opinião a existência do ‘Ambulatório da Saúde T’ é "uma forma de atrair o segmento, quebrar preconceitos e também uma forma de inseri-las na saúde pública". 

Prevendo a possibilidade de travestis e trans de outros municípios de São Paulo poderem utilizar o serviço Bruna Valin adiantou que o tema está sendo pensado. "Sabemos dessa demanda, o problema é que nem todo médico é capacitado para atender as TT’s".

Bruna aponta que abrir ambulatórios como esse em outra regiões seria "uma idéia boa". "Na saúde da mulher não podemos ir, porque somos considerados homens. Na saúde dos homens poucos sabem receber, por isso é importante esse ambulatório. Não somos homens, somos travestis", finaliza.

Serviço
UBS Vetorazzo – Unidade Básica de Saúde Dr. Domingo Marcolino Braile
Avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo, 711
Jardim Vetorazzo
Segunda a sexta-feira das 7h às 22h.
Telefone: (17)3236 7615
Fax: (17) 3219 4171
E-mail: smsh.vetorazzo@empro.com.br

Uruguai: adoção gay será colocada para votação nas próximas semanas

São Carlos terá dia de combate à homofobia