in

Uruguai: adoção gay será colocada para votação nas próximas semanas

Segundo o jornal uruguaio ‘El País’, a Câmara dos Deputados deve aprovar nas próximas semanas o projeto de lei que altera o estatuto da infância no Uruguai. Assim, casais gays e heterossexuais vão ter os mesmos direitos no processo de adoção.

De acordo com o jornal, todos os casais que tiverem a união civil reconhecida poderão tentar a adoção. "Na lei, o que se faz é ampliar as possibilidades de adoção, estabelecer requisitos mínimos e definir que há um organismo que avalia tecnicamente e recomenda ou não a adoção, decidida finalmente por um juiz", explica Víctor Giorgi, presidente do Instituto del Niño y del Adolescente del Uruguay (INAU), responsável por estabelecer as regras do processo.

Segundo Giorgi, apesar de atualmente não ser permitido que um casal gay adote, acontece adoção por pessoas solteiras e algumas delas "convivem com pessoas do mesmo sexo", afirmou.

A Igreja Católica tem feito manifestações contrárias às modificações e pediu que os deputados fizessem o seguinte questionamento. "Se minha mulher e eu tivéssemos um acidente e ambos falecêssemos, você estaria de acordo que meus filhos fossem adotados por um casal homossexual?".

Recentemente o projeto de lei que permitiria a adoção no Brasil não foi aprovado. Na argentina, ainda há a expectativa de que o projeto siga rumo ao Senado.

Mania de você…

Rio Preto inaugura ambulatório para travestis e transexuais