A tradicionalíssima Parada LGBT de São Paulo, que contará com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Petrobras, Netflix, Prefeitura de São Paulo e Governo Federal, já acontece no próximo domingo (04). A data foi adiantada por conta da Copa do Mundo, que em 2014 terá o Brasil como sede.
Neste ano, o tema escolhido para a Parada foi “País vencedor é país sem homolesbotransfobia: Chega de Mortes! Criminalização Já! Pela aprovação da Lei de Identidade de Gênero!”. A ideia de "país vencedor" surgiu justamente por conta da Copa do Mundo.
“No ano passado o Senado enterrou o PLC 122, que foi tirado da pauta de votação sem explicações aceitáveis para a comunidade LGBT. Mas não vamos nos calar ou desistir, pois temos direito, assim como outros grupos agredidos em razão de cor, etnia e religião, a uma lei que nos proteja da crueldade e puna os agressores”, explica Fernando Quaresma, presidente da APOGLBT.
Ao todo serão 14 trios na Parada deste ano. Eles farão cruzarão a paulista e descerão a consolação. Confira a ordem:
1. APOGLBT
2. Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
3. Livres e Iguais – ONU e Prefeitura de São Paulo
4. CUT
5. Governo do Estado de São Paulo
6. APEOESP
7. Papo Mix
8. Sindicado dos Comerciários
9. Trio da Militância
10. APOGLBT – Visibilidade Trans
11. ONG ABCDS
12. Netflix
13. Salete Campari
14. APOGLBT – TRIO DA PAZ
+ Comunicado – Disponivel.com pula edição da Parada Gay e Feira Cultural LGBT de 2014
Feira Cultural LGBT
A mudança na data da Parada foi feita em conjunto pela direção da APOGLBT de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad, a vice-prefeita Nádia Campeão e o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili. Eles escolheram maio para que a Feira Cultural LGBT pudesse acontecer na quinta-feira, no caso de 2014 em 1º de maio, como de costume.
Além da mudança de data, a Feira também mudou de lugar e acontecerá na Praça da República, das 10h às 22h. Mas a programação continua bem diversar e completa.
Haverão diversos stands e shows. Na abertura, a Orquestra Camerata Darcos fará uma homenagem ao cantor Renato Russo. Também haverá shows de Erikka Rodrigues, Lenny B, MC Xuxu e um show exclusivo de travestis ao lado do ballet oficial da Parada, com apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
A drag queenDindry Buck ministrará duas oficinas. A primeira delas é sobre diversidade sexual e sexo seguro e acontece das 13h e às 17h. Na segunda, será a a quinta edição da “Oficina de Montagem – Nasce uma Drag Queen”, nesta Dindry terá a companhia de Sissi Girl, Eduardo Moraes e J. Ivo Brasil, com assistência de Anderson Faraborto.
Apresentam a Feira as drag queens Thalia Bombinha, Natasha Rasha, Tchaka Gretta Starr, Ioiô Vieira de Carvalho e Silvetty Montilla. A cantora Lorena Simpson encerrará a Feira esse ano.
Encerramento da Parada
Para fechar a 18º edição da Parada LGBT de São Paulo em grande estilo, haverá um grande show de Pedro Lima, com participação especial de Maria Christina, e Wanessa.
Pedro Lima, ou, se preferir, Bigode Grosso, foi um dos grandes finalistas do programa The Voice Brasil – assim como
Maria Christina que fará um dueto com ele durante a apresentação, prevista para começar as 19h.
Wanessa, por outro lado, dispensa apresentações. A cantora fará na Parada o último show antes da licença maternidade, já que está prestes a dar a luz ao segundo filho. Os novos hits "Turn it up" e "Best" não devem faltar.