in

Samba engajado: assista ao clipe da campanha “Rio Carnaval Sem Preconceito”

O A Capa já tinha contado que a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro (CEDS) pediu para que os sambistas Arlindo Cruz e Luana Carvalho compusessem um samba para a campanha "Rio Carnaval Sem Preconceito".

A música ganhou clipe, gravado na praia de Copacabana. Capitaneado por Beth Carvalho, o vídeo conta com a participação de várias musas do carnaval, como as atrizes Juliana Alves, Quitéria Chagas e Antônia Fontenelle. Também aparecem Ângela Ro Ro, a modelo Talytha Pugliese e o casal Lucinha Nobre e Rogério Dorneles, porta-bandeira e mestre-sala da Portela.

Esse é o segundo ano que a campanha é realizada. Ela será veiculada nos meios de comunicação e divulgada nos blocos de rua, bailes carnavalescos, no Sambódromo, no Terreirão do Samba e nas tradicionais festas "off-carnaval".

"Nessa época, a expressão máxima da cultura carioca é o nosso Carnaval. Por isso, nossa intenção foi privilegiar o povo do samba para fazer parte dessa mensagem contra o preconceito, que causa tanto mal e infelicidade na vida dos outros. Como o samba diz: "de pé no chão não existe diferença, nem de cor e nem de crença. Felicidade é nosso direito, vamos lá meu Rio, Carnaval sem preconceito!", declarou Carlos Tufvesson, presidente da CEDS, durante o lançamento da campanha, na terça-feira (14).

O prefeito Eduardo Paes não pode comparecer, mas foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira. "O tema do preconceito, além de suprapartidário, é transversal, de grande abrangência. Não tenho dúvida da capacidade da Coordenadoria de mobilizar e fazer com que o tema ganhe visibilidade dentro de todos nós, nossa indignação com o preconceito", disse Paulo.

Durante os dias de folia, a Coordenadoria vai distribuir um guia completo do Carnaval na cidade, junto com panfletos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), preservativos e lubrificantes.

Além disso, de sábado de Carnaval a quarta-feira de Cinzas, será instalado na Praça General Osório, em Ipanema, o  "Balcão Carioca da Cidadania – Edição Rio Carnaval Sem Preconceito – 2012". No espaço, assistentes sociais tirarão dúvidas dos foliões sobre seus direitos e encaminharão possíveis denúncias aos órgãos competentes.

Abaixo você assiste ao clipe da campanha.

Pai gay briga na Justiça pela guarda de criança com casal de lésbicas

Bispo da Universal diz que candidato perderá eleição em SP por ter criado “kit gay”