in

“Se eu fosse lésbica me assumiria”, diz Leticia Spiller

Desde o meio-dia deste domingo (01/11), autoridades e celebridades estão concentradas no Hotel Miramar, onde acontece a coletiva da 14ª Parada do Orgulho LGBT do Rio.

O primeiro a chegar foi o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PMDB-RJ), que causou alvoroço no local. Muito animado e acompanhado de sua esposa que, segundo ele, fez questão de ir ao evento. "A minha presença aqui representa a maioria do povo carioca, que é aberto à diversidade".

À imprensa, Paes declarou que o seu governo vai se esforçar mais para implementar o Rio Sem Homofobia. "O [ativista] Claudio Nascimento está certo em me cobrar", disse o prefeito que anunciou que irá criar em 2010 uma coordenadoria da diversidade sexual. Questionado pela reportagem do A Capa a respeito da proibição da Parada Gay de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), o prefeito considerou um equívoco.

"Sou contra qualquer tipo de proibição. O prefeito de Caxias (Zito – PSDB- RJ) como religioso que é deveria saber que o primeiro ensinamento de qualquer doutrina religiosa é a aceitação, portanto eu acho um absurdo a atitude dele", disse Eduardo Paes que, durante a coletiva, mandou um recado para Gilberto Kassab (DEM). "Eu avisei o prefeito de São Paulo que vou transformar a nossa a Parada na maior e na melhor".

Viver a Vida
Outra pessoa que era aguardada com ansiedade era a atriz Letícia Spiller. A artista chegou por volta das 13h45 e, claro, todo mundo queria fazer fotos com a moça. Muito simpática ela não fez cara feia e recebeu abraço de todo mundo. No meio do tumulto ela conversou com a reportagem.

Leticia disse que os atores homossexuais deveriam sair do armário. "Deve ser muito triste viver escondendo quem você realmente é, acredito que as pessoas devem viver livremente e como são". Sobre os colegas de trabalho ela disse que "eles deveriam se assumir e serem livres".

E se você fosse lésbica Letícia? "Olha, se eu fosse lésbica eu me assumiria sim, sem nenhum problema, até por que na minha família tem gay e lésbicas e eles são assumidos", revelou a atriz.

Marcaram presença na coletiva Leo Mendes, da Comunicação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT); Jandira Feghali, secretária de Cultura do Rio; a cantora Renata Peron; Toni Reis, presidente da ABGLT; Xande, presidente da Parada Gay de São Paulo, entre outros.

The Week Rio ferve na véspera da Parada Gay

“Preconceito dá câncer”, diz Carlos Minc