Durante todo o mês de junho, o Canto do Conto, tradicional contação de histórias para crianças realizada todos os sábados, às 17h30, na Fnac, abordará temas que estimulem o respeito à diversidade.
Na Fnac Paulista, contadores interpretarão histórias que têm como tema o bullying e a diversidade sexual. Entre elas, “Olívia tem dois papais” (Companhia das Letrinhas), de Marcia Leite, que conta a história de Olívia, filha adotiva de Raul e Luís.
Confira a programação completa abaixo:
04/06 – Flicts (Ziraldo – Melhoramentos)
Sinopse: O mundo é feito de cores, mas nenhuma é Flicts. Uma cor rara, frágil, triste, que procurou em vão por um amigo. Flicts é a iluminação – afinal, brotou a palavra – mais fascinante de um achado: a cor, muito além do fenômeno visual, é estado de ser, e é a própria imagem. Desprende-se da faculdade de simbolizar, e revela-se aquilo em torno do qual os símbolos circulam, voejam, volitam, esvoaçam – fly, flit, fling – no desejo de encarnar-se. Mas para que símbolos, se captamos o coração da cor?
11/06 – O Clube do Arco-íris (Annette Aubrey – Girassol)
Sinopse: Para melhor entender a discriminação e o bullying. Esta linda série foi criada especialmente para ajudar as crianças pequenas a lidar com situações novas, perturbadoras ou difíceis de compreender que possam estar afetando a própria criança ou as pessoas ao seu redor. Com belas ilustrações e dicas aos pais e professores.
18/06 – Porque somos de cores diferentes? (Carmen Gil / Luis Filella – Ed. Girafinha)
Sinopse: Sobre as diferenças entre cores e culturas. Marta e seus companheiros de acampamento são convidados a dar resposta à pergunta-título. Alguns acham que as cores dos homens imitam as cores do arco-íris. Outros acham que o clima em que vivem é o que determina a cor de suas peles. Quando o monitor explica às crianças que a melanina é uma espécie de guarda-chuva que protege a pele dos raios de sol, a questão começa a ser desvendada.
25/06 – Olívia tem dois papais (Marcia Leite – Companhia das Letrinhas)
Sinopse: Olívia é uma menina esperta, que sabe bem o que quer e tem plena noção de como usar algumas palavras para conseguir o que deseja. Quando tem de ficar sozinha enquanto os pais trabalham, ela diz que está muito "entediada". Como não gosta de ver a filha "entediada", papai Raul para imediatamente de trabalhar e, quando percebe, já está deitado no chão ao lado dela, brincando de filhinho e mamãe, ou cercado por um monte de bonecas. Para chamar a atenção de seu pai Luís, Olívia fala que está "desfalecendo", afinal de contas, desfalecer de fome é uma coisa muito séria, e Luís é o melhor cozinheiro da família. "Intrigante" é outra palavra de que Olívia gosta muito, isso porque todas as coisas do mundo são muito intrigantes para ela. Olívia quer saber, por exemplo, como seu papai Raul sabe brincar de boneca e seu papai Luís cozinha tão bem. Quer saber também como vai aprender a usar maquiagem e sapatos de salto alto, se na casa dela não mora nenhuma mulher. A família da Olívia é um pouco diferente, e totalmente "encantadora", outra palavra que ela adora usar.
Serviço:
Canto do Conto
Sábados, às 17h30
Fnac Paulista – Av. Paulista 901 e Al. Santos 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo, tel: (11) 2123-2000.
Entrada franca