in

“Starcrossed” e “Professor Godoy”: Dois curtas gays repletos de sensualidade

 Starcrossed – O amor contra do Destino é um retrato das dificuldades em manter o relacionamento aceitável. Os protagonistas são dois irmãos que se descobrem apaixonados. Em Professor Godoy, uma tensa relação professor-aluno, iniciada nos primeiros dias de aula, promete algo de muito intrigante até o final do ano letivo. 

Starcrossed – O Amor contra o Destino é um curta-metragem dirigido por James Burkahammer II. Para aqueles que acham o filme uma cópia do irregular Do Começo ao Fim, de Aluísio Abranches, ledo engano. Starcrossed veio primeiro. No enredo, a mesma temática do amor incestuoso (dois irmãos): Darren e Cotton são jovens lindos e atraentes que se apaixonam e pretendem viver uma intensa história de amor. Os pais descobrem tudo e decidem separá-los. Darren, o elo mais forte é inspiração para Cotton, elo delicado da relação, que desperta a atenção do irmão ao beijá-lo num momento de fragilidade emocional. 

O curta sofre de alguns problemas técnicos e de performances, o que prejudica a narrativa. É um espaço muito curto de tempo para tantos problemas. Primeiro, o polêmico tema não tem tempo suficiente para digestão da ideia. Dois irmãos que se relacionam amorosamente requer uma abordagem mais pormenorizada. A cena que a mãe flagra os dois irmãos nus, adormecidos e abraçados na cama resulta frágil demais para o impacto que se espera. As falas são óbvias e não chegam aos pés da ousadia pretendida pelo argumento. Se os problemas acabassem por aí, tudo bem: ao fugir dos pais, os jovens seguem para um hotel, visando passar a noite. A polícia é acionada, e os meninos optam pelo mais trágico: o suicídio na piscina do hotel. A chegada do policial, abordando o quarto como se tivesse saído em busca de dois criminosos é patética.

O mais instigante dos dois é Professor Godoy. O curta nos apresenta um homem de meia-idade, homossexual, professor de matemática, que resiste de forma tensa aos bilhetes e insinuações ousadas de um dos seus alunos. Com direção de Gui Ashcar, o curta apresenta um jogo de sedução instigante: a cada prova corrigida do tal aluno, o professor Godoy encontra uma equação relacionada aos dois, criada pelo rapaz. Sem apelar para sentimentalismos e excessos, Professor Godoy aproveita muito bem os seus poucos minutos de duração, provando, inclusive, que possui um argumento suficiente para uma produção de longa-metragem. 

Curtas disponíveis no YouTube. Não lançados no mercado de DVD  e Cinema.

* Leonardo Campos escreve quinzenalmente neste espaço sobre cinema e lançamentos em DVD. É pesquisador em cinema, literatura e cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor de literatura.

 

Estudantes expulsam Bolsonaro de Universidade no Rio; assista

No Sauípe: Hell & Heaven libera programação completa e atrações surpresas