Um dos homens trans mais conhecidos no mundo, Stephen Ira, de 23 anos, fez um desabafo em sua conta no Twitter. Ele, que é filho dos atores Warren Beatty e Annette Bening, questionou a criação de pais que não sabem lidar com filhos trans.
+ Saiba os famosos cis que tem na família pessoa trans
O desabafo se deu depois que o jovem soube do suicídio da transexual Leelah Alcorn, de 17 anos. E da carta que ela escreveu, pedindo para que a sua morte "não seja em vão" e para que não deixassem pais tratarem seus filhos como os dela a tratou – rejeitando sua transgeneridade.
Nas redes sociais, Stephen escreveu: "Deem a essa jovem a paz que ela merece e trabalhem pelas coisas de que ela precisava enquanto viveu (…) Se vocês não conseguem lidar com um filho trans, não tenham filhos", disse ele, salientando que ser trans é uma das possibilidades.
O jovem – que nunca fala ter recebido apoio ou rejeição dos pais – afirmou que chegou a passar por terapias em que o preconceito falava alto e alertou: "Se seu terapeuta tenta te convencer a não fazer a transição (de gênero), isso é terapia de conversão. Eu sobrevivi a terapias de conversão e homofobia".
+ Adolescente trans comove ao deixar carta antes de suicídio
Stephen começou a transição aos 14 anos e ao contrário de Leelah, que afirmou que jamais poderia ser amada, afirmou à comunidade trans que é possível, sim, ser feliz no amor. Ele diz que namora um garoto. "Atraio pessoas que não são trans e tenho um namorado lindo. Vocês irão e podem ser amados e adorados", declarou.