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Sustentando a homofobia e o machismo…

Ultimamente a televisão brasileira tem se tornado um saco. Aliás, não é só nos canais abertos que a programação deixa a desejar. Os canais pagos me cansam um pouco com seus programas repetidos, isso sem falar em como somos obrigados a engolir a seco o "American way of life"… Na minha opinião, falta à televisão o que a internet tem de sobra: interatividade. Talvez, quando as emissoras e canais se atentarem para o fato, a TV volte a ocupar o espaço que um dia foi apenas dela. Acredito que este seja o motivo da internet ter conquistado tanto espaço dentro do cotidiano das pessoas…

Por mais que a internet seja uma ferramenta cada vez mais utilizada, não é toda a população brasileira que pode ou quer interagir com o mundo cibernético. Por conta disto, e talvez só por isso, é que a televisão ainda sobrevive. Ou seja, no Brasil, a caixa colorida (ou a folha colorida, para alguns) ainda é o principal meio de entretenimento e informação. E quem paga por esta programação horrorosa?!?!?!? Os anunciantes. Ou seja, empresas que querem vender seus produtinhos… E aí, meu bem, se a coisa já é ruim, no intervalo comercial a coisa piora… E muito. Sobretudo para os gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.

Se tem algo, com diz minha amiga, que faz o meu sangue pingar no desequilíbrio é comercial com conteúdo homofóbico ou machista. Eu não consigo entender porque tudo se vende com sexo ou a intenção dele.  "Use tal desodorante e conquiste todas as mulheres", diz um. "Beba tal coisa e nenhuma mulher resistirá ao seu charme", diz outro. "Experimente essa loura, suada", diz o anunciante de cerveja.

Isso sem falar na clássica divisão dos comerciais para homens e para mulheres. Já repararam? Homens compram carros, motos, barcos, cerveja e desodorante. Mulheres compram shampoo, roupa, esmalte e eletrodomésticos. Em muitos comerciais, a ideologia que se prega, em apenas trinta segundos, é que o homem pode consumir tudo, inclusive mulheres. As mulheres, ao contrário, devem ser lindas, perfeitas e donas de casas dedicadas. É a reprodução da velha sociedade patriarcal e machista.

E os gays, onde entram nisso tudo? Não entram, simples. E é por este motivo que podem ser ridicularizados ou terem seus gostos ou hábitos postos em questão. Algumas campanhas foram suspensas pela justiça, como a da cerveja Skol, onde a "latinha que fala" ofende um argentino de "maricon". Num comercial do salgadinho Doritos, um grupo de amigos está num carro e ao som de YMCA o passageiro da frente começa a fazer a coreografia da música e aí vem a imagem do pacote do produto em cima do garoto e uma voz ao fundo diz "quer dividir algo com os amigos? Divida um Doritos". No caso desta campanha, a idéia passada era a de que tem coisas que não devem ser mostradas, dando a entender que o comportamento gay não deve ser dividido com os amigos.

Enfim, fofos… Poderia ficar falando de vários anúncios publicitários que denigrem, de alguma forma, o comportamento homossexual. Lembro-me até hoje de um comercial que vi, quando tinha uns dezoito anos, de um desodorante onde se dizia: "suor de homem só atraí mais homens. É isso que você quer?" e na foto alguns jogadores de futebol estavam abraçados, numa barreira para defender uma cobrança de falta e as axilas estavam juntas, formando o desenho de um coração… Era bem claro o que a propaganda dizia: se você não é gay, então, use este desodorante.

Já que é pra seguir o "American way of life", queria muito que fossemos como os americanos que boicotam os produtos, os programas e os canais que financiam o machismo e a homofobia. Os anunciantes iriam pensar duas vezes antes de colocar uma bobagem qualquer no ar… Lady Gaga deu um belo exemplo disso quando rescindiu com uma rede de lojas de departamento – a Target – que venderia com exclusividade a versão luxo de seu álbum "Born This Way". Gaga voltou atrás quando soube que a loja patrocinava políticos de direita que são contra os direitos homossexuais… Tá, meu bem?!?!?!?

Só pra lembrar… Se você assiste um comercial com este teor e ainda compra um produto deste, lembre-se: você está financiando a homofobia!!!  Atenção nisso, escândalos…

Ainda bem que o contrário também existe, como no caso da pomada Nebacetin. Uma propaganda simples, mas que merece ser revista…

 

Tá dado o recado. Beijo, beijo, beijo… Fui…

É de caso pensado…

Psicólogo Pedrosa Responde: Tenho 23 anos, sofri bullying e me sinto pecador por ser gay, como lidar?