in

“Também tivemos vitórias em 2013, derrubamos o projeto de cura gay”, diz deputado Jean Wyllys

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) considerou 2013 um ano diferente. Em vídeo postado no YouTube, o parlamentar comenta sobre os avanços que a comunidade gay conquistou ao longo deste ano, apesar da retirada de pauta do PLC 122 – projeto que criminaliza a homofobia – do Senado.

"Nós conseguimos regulamentar o casamento civil igualitário na prática, ou seja, conseguimos que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentasse o casamento e estende-se à comunidade LGBT esse direito. Isso significa a proteção do Estado às novas famílias formadas. Essa é uma grande vitória", pontuou Wyllys.

O deputado lembrou também da derrubada do projeto "cura gay", que saiu de pauta da Comissão de Direitos Humanos, depois de grandes protestos por parte da comunidade LGBT.

"A gente reafirmou que a homossexualidade não é uma doença e que o Estado não deve tratar os homossexuais como doentes", ressaltou Jean Wyllys.

No vídeo, o parlamentar segue ainda enumerando todas as vitórias relacionadas aos Direitos Humanos lembrando que 2013 foi um "ano em que a democracia amadureceu", referindo-se aos protestos que aconteceram ao redor do país.

Por fim, o deputado agradece a todos que, de certa forma, o ajudaram e contribuíram neste mandato e afirma que 2013 é o ano que não vai terminar, no sentido de que as coisas boas que aconteceram irão repercutir nos próximos anos. Confira abaixo a mensagem do deputado Jean Wyllys na íntegra.

Astro do reality “Os Reis dos Patos” é afastado do programa após comentário homofóbico

Festa “In The Dark” agita o próximo sábado da Metrópole em Recife; vem saber!